Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Câmara homenageia Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes

Câmara homenageia Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes

por elis — última modificação 13/04/2016 11h52

com a entrega do Título de Reconhecimento Público pelos relevantes serviços prestados ao Município. A solenidade contará com a presença dos vereadores, do padre Altair Manieri, demais autoridades e lideranças comunitárias.

A proposta da homenagem foi apresentada pelos vereadores Rômulo Yanke e Paulo Soares Nora.

HISTÓRICO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS MIGRANTES

Em 1968, o presidente da Legião de Maria do Jardim Novo Bandeirantes, distribuindo trabalho, designou um grupo de legionárias para trabalharem no local. Elas saiam em duplas visitando as casas e encontravam muitos casais fora do matrimônio religioso, adultos e crianças sem se batizarem e pessoas doentes. Na época, o projeto era coordenado pelo Irmão Fernando, da Paróquia Rainha dos Apóstolos de Londrina e pelo Padre Aloísio, vigário da Paróquia do Jardim Novo Bandeirantes.

Inicialmente eram realizados terços nas residências uma vez por mês, com a presença do Irmão Fernando que, além de acompanhar, fazia suas pregações. Em um destes terços surgiu a idéia de se celebrar missas campais. As primeiras missas eram mensais, realizadas aos domingos, sempre às 16h00. Quando chovia, a celebração acontecia na casa da Sra. Terezinha, que também era a catequista do bairro. Com o aumento da presença de fiéis nas missas, a casa de Dona Terezinha se tornou pequena, não dando conta de acolher todas as pessoas então, em Maio de 1968 ela falou com Dom Geraldo Fernandes e solicitou uma capela para a região.

A capela foi construída em madeira e, em 16 de Junho de 1969, Dom Geraldo Fernandes e o Padre Symphoriano Kopf celebraram a primeira missa da capela. A partir daí as missas foram celebradas regularmente todos os sábados às 19h30.

Em 09 de Março de 1980 foi fundada, pelo Bispo auxiliar Dom Geraldo Colussi, a Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes. O Padre Gian Mário Pellegrinelli foi o primeiro padre a ser nomeado para a paróquia. Já no primeiro ano foi realizada a reforma da capela e aconteceu a Crisma de 64 adultos e crianças e a 1ª Comunhão de 110 crianças. O Padre Gian Mário permaneceu até 1988, sendo substituído pelo Padre Dirceu Luiz Fumegalli.

Em 1992 o Padre Altair Manieri assume pela primeira vez a paróquia, deixando-a em 1994 para assumir a Paróquia Santa Rita de Cássia de Londrina. Foi substituído pelo Padre Antônio Acir Squarcini.

O Padre Valter Diniz assume em 2001 e permanece por um curto período, sendo substituído, em 2003, pelo Padre Manoel de Oliveira Idalgo.

Em 2010 o Padre Altair Manieri retoma os trabalhos da paróquia e cria várias pastorais que incentivam a comunidade a participar das atividades da igreja.

Atualmente a paróquia encontra-se instalada em um terreno de mais de 650m², localizado à Rua Mateus Leme, 1050, atendendo toda a população do Jardim Novo Bandeirantes e região. Atende também as Capelas Bom Jesus, Santa Rita, Santa Helena, São Silvestre e Santo Antônio, além das Capelas Rurais São Domingos e Santa Mariana.

Conta ainda com 34 movimentos sociais e pastorais, sendo eles:

·         Acolhida;

·         Afro;