Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara vota projeto de concessão de Comenda à ex-professor cambeense

Câmara vota projeto de concessão de Comenda à ex-professor cambeense

por elis — última modificação 13/04/2016 11h55

O projeto de resolução será votado novamente na sessão de segunda-feira (10).

QUEM É O HOMENAGEADO

Marival Antonio Mazzio nasceu em Cambé em 24 de fevereiro de 1943. Filho de Maria Aparecida Pereira Mazzio e Walter Vinicius Mazzio, comerciantes pioneiros de Cambé. Casado com Célia Regina Filipake Mazzio, o casal tem os filhos Marival Antonio Mazzio, também formado em Educação Física; Marielci Carla Mazzio, formada em Publicidade e Propaganda e Suzana Filipake Mazzio, formada em Jornalismo.

Sua formação no ensino de 1º. e 2º. Graus, denominados antigamente de Fundamental e Médio, foram iniciados no Grupo Escolar de Cambé, onde concluiu o Primário em 1954. O Ginasial foi feito no Ginásio Estadual de Cambé e a 1ª. e 2ª. Série. O antigo Científico foi realizado no Instituto Filadélfia de Londrina e a 3ª. Serie foi concluída no Colégio Iguassú em Curitiba. Nessa época, Marival já tinha escolhido sua profissão. E foi na capital do estado que ele continuou seus estudos. Entre os anos de 1963 e 1966, na Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, foi licenciado em Educação Física. No ano seguinte, na mesma Escola, fez o Curso de Técnico nas modalidades de Voleibol de Basquetebol.  Em 1972, na Universidade Estadual de Londrina, fez o curso de Técnico Esportivo em Atletismo. Em seguida, o Curso de Pós-graduação em especialização em Voleibol na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.  Na Federação Internacional de Voleibol e Confederação Brasileira de Voleibol, fez o Curso Técnico de Treinador Internacional de Voleibol, níveis l, ll e lll.

Atualmente o professor Marival está aposentado do Ensino de 1º. e 2º.  Graus, ou seja, Ensino Fundamental e Médio, onde exerceu sua longa carreira de mestre entre os anos de 1965 a 2004.  De 1965 a 1994 exerceu os cargos em escolas publicas e particulares nas cidades de Curitiba, no Instituto de Educação do Paraná, no Colégio      Nossa Senhora de Lourdes, conhecido como Colégio Cajuru e Colégio Novo Ateneu. Em Cambé no Colégio Estadual de Cambé e Escola Normal Gabriela Mistral. Em Paranavaí, no Colégio Estadual de Paranavaí. Em Londrina no Ginásio Estadual Antonio de Moraes Barros, Colégio Estadual Marcelino Champagnat e Colégio Positivo.

Também aposentou-se como professor do Ensino Superior, no Curso de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual de Londrina, onde foi docente de 1972 a 2011, nas disciplinas de Voleibol; Iniciação Científica; Organização da Educação Física e Desportos; Esportes Complementares; Organização Esportiva e Eventos; Esportes e Modalidades Alternativas; Administração e Legislação e Gestão Esportiva.

E na Faculdade de Filosofia e Letras de Arapongas, foi professor no Curso de Educação Física de 1972 a 1990, nas disciplinas de Voleibol; Historia da Educação Física e Desportos e Organização da Educação Física e Desportos.

O professor Marival também exerceu vários cargos administrativos em sua longa carreira. No Ensino Fundamental foi Vice-diretor do Colégio Estadual de Cambé, em 1970. Na Universidade Estadual de Londrina foi Vice-chefe do Departamento de Educação Física e Desportos (1975/77); Chefe do Departamento de Educação Física e Desportos, (1979/82); Vice-chefe do Departamento de Ciências do Esporte, (2003/04); Vice-diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes, (1982/86); Vice-diretor do Centro de Educação Física e Desportos, (1998/01 e 2007/10); Diretor do Centro de Educação Física e Desportos, (1990/94 e 2002).

Também exerceu outros cargos, tais como Coordenador de Educação Física e Jogos Escolares de 1987 a 1994, do Núcleo Regional de Educação de Londrina. Coordenador das Escolinhas de Futebol do PSTC/CEEB em Cambé de 1994 a 1998. Diretor presidente da Fundação de Esportes de Londrina de 2003 a 2006.Em Cambé exerceu vários trabalhos e cargos extra magistério, tais como Técnico nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Voleibol Masculino, Handebol, Natação e Tênis de Mesa. Essas atividades foram desenvolvidas no Colégio Estadual de Cambé entre 1968 e 1970. Nesse período, foram revelados atletas que se destacaram no cenário nacional e internacional. Por vários anos, empenhou-se para que Cambé fosse bem representada nos Jogos Abertos do Paraná.

O professor Marival, juntamente com outros esportistas, foi o fundador da Liga de Esportes de Cambé, (LEC) e do jornal O LEC, representativo da entidade. Foi um dos idealizadores do Grupo de Esportistas de Cambé, que organiza anualmente o Encontro dos Esportistas de Cambé, que tem por finalidade preservar a memória do esporte cambeense e promover uma confraternização entre os desportistas, técnicos, atletas e incentivadores do esporte no município.

Compartilhou seus conhecimentos em publicações como Guia Curricular de Voleibol, 1969; Planejamento para aulas de Educação Física do Estado – Voleibol, 1973 e Educação Física UEL – 25 Anos de Uma Caminhada, 1997.

Por sua extensa e profícua carreira, Marival Mazzio recebeu, até o momento, as seguintes homenagens: Premio Orgulho Paranaense e Mérito Esportivo, Reconhecimento Pelo Trabalho Exercido na Educação Física e no Esporte do Estado do Paraná – Secretaria de Esporte do Paraná, 2011; Medalha do Mérito Pelas Ações a Sua Trajetória Profissional – Conselho Regional de Educação Física, 9ª. Região – Paraná e Titulo de Reconhecimento Publico da Câmara Municipal de Londrina em 2011.

    



Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 193
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo