Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara vota projeto de concessão de Comenda à ex-professor cambeense

Câmara vota projeto de concessão de Comenda à ex-professor cambeense

por elis — última modificação 13/04/2016 11h55

O projeto de resolução será votado novamente na sessão de segunda-feira (10).

QUEM É O HOMENAGEADO

Marival Antonio Mazzio nasceu em Cambé em 24 de fevereiro de 1943. Filho de Maria Aparecida Pereira Mazzio e Walter Vinicius Mazzio, comerciantes pioneiros de Cambé. Casado com Célia Regina Filipake Mazzio, o casal tem os filhos Marival Antonio Mazzio, também formado em Educação Física; Marielci Carla Mazzio, formada em Publicidade e Propaganda e Suzana Filipake Mazzio, formada em Jornalismo.

Sua formação no ensino de 1º. e 2º. Graus, denominados antigamente de Fundamental e Médio, foram iniciados no Grupo Escolar de Cambé, onde concluiu o Primário em 1954. O Ginasial foi feito no Ginásio Estadual de Cambé e a 1ª. e 2ª. Série. O antigo Científico foi realizado no Instituto Filadélfia de Londrina e a 3ª. Serie foi concluída no Colégio Iguassú em Curitiba. Nessa época, Marival já tinha escolhido sua profissão. E foi na capital do estado que ele continuou seus estudos. Entre os anos de 1963 e 1966, na Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, foi licenciado em Educação Física. No ano seguinte, na mesma Escola, fez o Curso de Técnico nas modalidades de Voleibol de Basquetebol.  Em 1972, na Universidade Estadual de Londrina, fez o curso de Técnico Esportivo em Atletismo. Em seguida, o Curso de Pós-graduação em especialização em Voleibol na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.  Na Federação Internacional de Voleibol e Confederação Brasileira de Voleibol, fez o Curso Técnico de Treinador Internacional de Voleibol, níveis l, ll e lll.

Atualmente o professor Marival está aposentado do Ensino de 1º. e 2º.  Graus, ou seja, Ensino Fundamental e Médio, onde exerceu sua longa carreira de mestre entre os anos de 1965 a 2004.  De 1965 a 1994 exerceu os cargos em escolas publicas e particulares nas cidades de Curitiba, no Instituto de Educação do Paraná, no Colégio      Nossa Senhora de Lourdes, conhecido como Colégio Cajuru e Colégio Novo Ateneu. Em Cambé no Colégio Estadual de Cambé e Escola Normal Gabriela Mistral. Em Paranavaí, no Colégio Estadual de Paranavaí. Em Londrina no Ginásio Estadual Antonio de Moraes Barros, Colégio Estadual Marcelino Champagnat e Colégio Positivo.

Também aposentou-se como professor do Ensino Superior, no Curso de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual de Londrina, onde foi docente de 1972 a 2011, nas disciplinas de Voleibol; Iniciação Científica; Organização da Educação Física e Desportos; Esportes Complementares; Organização Esportiva e Eventos; Esportes e Modalidades Alternativas; Administração e Legislação e Gestão Esportiva.

E na Faculdade de Filosofia e Letras de Arapongas, foi professor no Curso de Educação Física de 1972 a 1990, nas disciplinas de Voleibol; Historia da Educação Física e Desportos e Organização da Educação Física e Desportos.

O professor Marival também exerceu vários cargos administrativos em sua longa carreira. No Ensino Fundamental foi Vice-diretor do Colégio Estadual de Cambé, em 1970. Na Universidade Estadual de Londrina foi Vice-chefe do Departamento de Educação Física e Desportos (1975/77); Chefe do Departamento de Educação Física e Desportos, (1979/82); Vice-chefe do Departamento de Ciências do Esporte, (2003/04); Vice-diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes, (1982/86); Vice-diretor do Centro de Educação Física e Desportos, (1998/01 e 2007/10); Diretor do Centro de Educação Física e Desportos, (1990/94 e 2002).

Também exerceu outros cargos, tais como Coordenador de Educação Física e Jogos Escolares de 1987 a 1994, do Núcleo Regional de Educação de Londrina. Coordenador das Escolinhas de Futebol do PSTC/CEEB em Cambé de 1994 a 1998. Diretor presidente da Fundação de Esportes de Londrina de 2003 a 2006.Em Cambé exerceu vários trabalhos e cargos extra magistério, tais como Técnico nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Voleibol Masculino, Handebol, Natação e Tênis de Mesa. Essas atividades foram desenvolvidas no Colégio Estadual de Cambé entre 1968 e 1970. Nesse período, foram revelados atletas que se destacaram no cenário nacional e internacional. Por vários anos, empenhou-se para que Cambé fosse bem representada nos Jogos Abertos do Paraná.

O professor Marival, juntamente com outros esportistas, foi o fundador da Liga de Esportes de Cambé, (LEC) e do jornal O LEC, representativo da entidade. Foi um dos idealizadores do Grupo de Esportistas de Cambé, que organiza anualmente o Encontro dos Esportistas de Cambé, que tem por finalidade preservar a memória do esporte cambeense e promover uma confraternização entre os desportistas, técnicos, atletas e incentivadores do esporte no município.

Compartilhou seus conhecimentos em publicações como Guia Curricular de Voleibol, 1969; Planejamento para aulas de Educação Física do Estado – Voleibol, 1973 e Educação Física UEL – 25 Anos de Uma Caminhada, 1997.

Por sua extensa e profícua carreira, Marival Mazzio recebeu, até o momento, as seguintes homenagens: Premio Orgulho Paranaense e Mérito Esportivo, Reconhecimento Pelo Trabalho Exercido na Educação Física e no Esporte do Estado do Paraná – Secretaria de Esporte do Paraná, 2011; Medalha do Mérito Pelas Ações a Sua Trajetória Profissional – Conselho Regional de Educação Física, 9ª. Região – Paraná e Titulo de Reconhecimento Publico da Câmara Municipal de Londrina em 2011.