Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Dia da Soka Gakai é comemorado na Câmara

Dia da Soka Gakai é comemorado na Câmara

por jaque — última modificação 13/04/2016 11h58

A sessão solene contou com a presença do prefeito João Pavinato, do presidente Junior Felix, do ex-prefeito José do Carmo Garcia, do representante da Soka Gakai em Cambé, Mikio Osanai, do consultor da Região Metropolitana de Londrina da Soka Gakai, Eite Matsumoto, vereadores e lideranças comunitárias.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, discursaram o presidente da Câmara Junior Felix, o prefeito João Pavinato e Eite Matsumoto, representando a Soka Gakai. A solenidade foi encerrada com a execução do Hino a Cambé.

O QUE É A SOKA GAKAI

A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma associação que visa à promoção de valores como a paz e o respeito humano.

No âmago do movimento da Soka Gakkai encontra-se o ideal da educação pela cidadania global. Por meio de uma ampla variedade de atividades, a SGI tem por meta a conscientização das responsabilidades para com a sociedade, com o meio ambiente e com o futuro do Planeta. Trata-se de educação no sentido mais amplo da palavra e não se limita às salas nem a um grupo em particular.

A SGI promove intercâmbios culturais e busca desenvolver os valores comuns, tais como a tolerância e a coexistência, que estão presentes de formas diferentes em todas as culturas e tradições. Essas atividades têm por base a premissa de que o senso comum de humanismo está fortalecido por meio de interações diretas com pessoas de diferentes culturas, mesmo que suas experiências e convicções sejam totalmente opostas.

Filosofia Humanística

Os programas da SGI são inspirados na filosofia humanística do Budismo de Nitiren Daishonin. Seus conceitos principais são: a dignidade e a igualdade inerentes em todos os seres humanos; a unidade da vida e seu meio ambiente; o inter-relacionamento das pessoas que fazem do altruísmo o caminho viável para a felicidade pessoal; o potencial ilimitado de cada pessoa para a criatividade, e o direito fundamental de cultivar o auto-desenvolvimento por meio de um processo de reforma automotivada chamada "revolução humana".

Como organização não-governamental (ONG) filiada às Nações Unidas, a SGI promove várias atividades, tais como exposições, intercâmbios culturais, oficinas educacionais, além de esforços humanitários para o bem-estar social.

Os associados da SGI trabalham em prol da cidadania global. A filosofia humanista fornece o meio pelo qual as tendências destrutivas da ganância, da ignorância e do ódio podem se transformar em virtudes altruístas como coragem, sabedoria e benevolência. O triunfo de uma pessoa sobre as batalhas e os desafios pessoais resulta no potencial positivo e na realização da própria "revolução humana". Tornar-se feliz, dominar o medo e perceber como a vida de uma pessoa afeta a de outras são os objetivos do trabalho dos associados da SGI.

A meta da SGI é criar um mundo no qual todas as pessoas desfrutem e experimentem a dimensão mais completa de sua dignidade como indivíduos, habitantes e cidadãos da Terra.