Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Cambé, destaca a importância do dia da Consciência Negra

por joilton — publicado 22/11/2017 13h45, última modificação 22/11/2017 13h49

A sessão desta segunda-feira (20/11), foi suspensa por 30 minutos em razão do dia da consciência negra, a data foi escolhida por ter sido nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão. A iniciativa foi do vereador Nilson da Bahia (PP), primeiro vereador negro na história de Cambé em 70 anos.

A palestrante da noite, Roseane Machado,Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Cambé, destacou que “realmente é necessário parar um dia do ano para refletir sobre a consciência Negra”.  Roseane Machado deu uma sugestão para que os vereadores fomentem de forma que esse feriado não seja mais facultativo, mas definir como feriado, pois a  importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, cultura afro-brasileira, dentre outros.

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Em  2003,  a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro, informou sobre a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.

Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra:

Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.”

No entanto, foi somente em 2011 através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro, que essa data foi oficializada.

Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”, sem obrigatoriedade de que ele fosse feriado.

O Dia da Consciência Negra é Feriado?

Em mais de mil cidades no Brasil a data é feriado. Esse acordo foi estabelecido por algumas leis municipais e decretos estaduais, no caso de Estados inteiros.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Popularmente chamado de Zumbi dos Palmares, ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período colonial.

Filho de escravos e nascido nesse quilombo, atual Alagoas, o Zumbi lutou para a libertação dos negros até sua morte.

Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça e seus restos mortais foram expostos em praça pública.