Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereadores visitam comunidades rurais

Vereadores visitam comunidades rurais

por elis — última modificação 13/04/2016 12h09

Eles foram conhecer de perto alguns problemas enfrentados pelos moradores, principalmente em relação à conservação das estradas.

O primeiro contato foi com o comerciante José Franquetti,o Zé da Venda, que há 40 anos reside no Caramuru.A maior preocupação do morador é quanto a deterioração da pavimentação asfaltica da estrada que liga o Bratislava àquela comunidade, além de alguns trechos de outras estradas que precisam de manutenção, principalmente nas proximidades da ponte da Fazenda Bule, divisa com os municípios de Rolândia e Arapongas."É preciso que as prefeituras se entendam porque o local é um importante ponto de ligação entre as três cidades e por onde passa grande parte da safra agrícola da região. Do jeito que está estamos ficando cada vez mais isolados", disse.

Já, a moradora Daiane Cocato,reclama da situação precária do local onde atualmente funciona o clube de mães, além dos problemas enfrentados pelos moradores com relação à distribuição de água. "Aqui são 20 mães que frequentam o clube para desenvolver diversas atividades e o prédio está com o teto caindo e infestado de morcegos. Já a bomba de água tem quebrado com certa frequencia e a água também está contaminada. Outro problema é que pessoas também pegam água deste local para passar veneno nas lavouras", afirmou.

No Saltinho, os vereadores conversaram com Vanderlei Sambatti, morador há 53 anos do local e também com a líder comunitária Iraci Macori. Sambatti disse que pelo menos num trecho de três quilômetros a estrada está muito ruim e quando chove é impossível passar com veículos pequenos. "Com poucos caminhões de moledo daria para resolver a situação", afirmou.

Já Iraci, que também é responsável pela cozinha industrial, instalada no salão comunitário em 2011, espera ser atendida por um programa da Emater e também pela Prefeitura para comercializar os produtos que poderiam estar sendo preparados no local. "Somos um grupo de 32 famílias na comunidade e tem oito mulheres que aguardam essa oportunidade para fazer funcionar a cozinha e conseguir uma renda extra. Temos um excelente equipamento e só precisamos de ajuda para vender nossa produção", diz. Ela também solicitou uma reforma no salão comunitário, onde funciona o clube de mães.

Todas as solicitações deverão ser encaminhadas pelos vereadores, através da Câmara Municipal. Outras visitas estão sendo programadas e devem ser realizadas em todas as regiões da cidade para ouvir os moradores dos mais diversos setores da comunidade.

Caramuru 1

• Vereadores verificam situação da pavimentação asfáltica da estrada Bratislava - Caramuru

Caramuru 2

• Comerciante manifesta preocupação em relação a deterioração da pavimentação da estrada Bratislava - Caramuru