Você está aqui: Página Inicial / Durante audiência pública, Vereador Pio pede criação do Conselho Municipal de Proteção Animal de Cambé

Durante audiência pública, Vereador Pio pede criação do Conselho Municipal de Proteção Animal de Cambé

por Edinelson Alves publicado 30/09/2019 16h40, última modificação 30/09/2019 16h40

A audiência pública em Defesa da Causa Animal, realizada quinta-feira à noite na Câmara, além de uma boa participação da comunidade teve resultados concretos. O Vereador Fábio Fernandes “Pio”, proponente da audiência, para organizar esse tema em Cambé, apresentou requerimentos ao Executivo Municipal dos seguintes indicativos de Lei: Criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal no Município de Cambé; Programa Permanente de Controle Populacional de Cães e Gatos, acompanhado de ações educativas sobre posse responsável de animais; Proibição e abandono de animais de grande porte no perímetro urbano; Inclusão de conteúdos programáticos no currículo do ensino fundamental das escolas da rede pública municipal de ensino; Educação para a proteção e bem-estar dos animais domésticos, coibindo os maus-tratos aos animais por meio da punição e estimulando a posse responsável; ele também sugeriu a Criação da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos Animais.

Conduzida de uma forma bastante democrática, a audiência deu voz e garantiu o direito de participação àquelas que pessoas que quiseram falar sobre a questão animal em Cambé. Foram muitas críticas à falta de iniciativa do Poder Público. Os cuidadores que trabalham na comunidade de forma voluntária, denunciaram as mais diversas ocorrências de descasos e abusos cometidos contra os animais. Algumas fotos chocantes de animais foram mostradas no telão durante o evento na Câmara.

O Sargento De Paula, do Corpo de Bombeiros, elogiou a iniciativa da audiência pública, e deu o seguinte testemunho: “Essa iniciativa é justa, necessária, oportuna e urgente. O nosso maior problema não é o cachorro de rua, mas sim o animal de guarda, aquela que tem muita força. A situação fica complicada quando esse animal resolve atacar o seu proprietário. Nós socorremos o responsável, mas não temos para onde levar esse animal”. Outra situação preocupante colocada pelo representante do Corpo de Bombeiros foi com relação aos cavalos soltos nas rodovias os quais provocam acidentes graves, inclusive com mortes. Quando apreendidos, o Corpo de Bombeiros não tem para onde levar esses animais.

Representando o Executivo, o vice-prefeito Conrado Scheller acolheu bem as críticas e também as sugestões apresentadas na audiência. “Temos que fazer um trabalho conjunto. Se o Município tivesse recursos para atender a todas as demandas, tudo estaria resolvido. Mas não é assim que funciona. Toda proposta deve vir com uma indicação orçamentária para cobrir a essa nova despesa”. Conrado elogiou o trabalho dos cuidadores, as propostas apresentadas pelo Vereador Fábio Fernandes “Pio” e lembrou que a união de todos e a organização trará melhores resultados.

Provocado por uma participante que cobrou dele maior empenho na luta pela causa animal, o presidente da Câmara não só respondeu que há décadas trabalha diariamente por essa bandeira, como também recebeu o apoio de cuidadores voluntários e vereadores que fizeram questão de relatar o trabalho incansável que Zezinho da Ração tem feito em prol dos animais. No final, após entregar seus indicativos de lei ao vice-prefeito Conrado Scheller, o Vereador Pio voltou a defender que a organização é o primeiro passo para unificar e defender a causa animal com mais consistência em Cambé.

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

    



Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 453
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo