Últimas notícias

por joilton — publicado 10/04/2018 15h31, última modificação 10/04/2018 15h31

Vereadores participam da Abertura da 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina

por joilton — publicado 10/04/2018 15h30, última modificação 10/04/2018 15h33
Prestigiaram a abertura do evento os vereadores Carlos Alberto Abudi (Berro) e Paulo Soares.

A tarde da última sexta-feira (06/04), foi marcada pela abertura oficial da 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina no Parque Governador Ney Braga, em Londrina.

Prestigiaram a abertura do evento os vereadores Carlos Alberto Abudi (Berro) e Paulo Soares.

O evento ocorre até o dia 15 deste mês, dentro da 58ª Exposição ocorrem shows, rodeios e muito mais.

Fátima Serpeloni Hauly pede implantação de projeto de equoterapia em Cambé

por joilton — publicado 18/04/2018 10h50, última modificação 18/04/2018 11h02

A vereadora Fátima Serpeloni Hauly solicitou envio de ofício ao Sr. Prefeito José do Carmo Garcia, que viabilize e implantação do Projeto de Equoterapia em Cambé.
Durante seu pronunciamento na sessão desta semana, a parlamentar defendeu que o projeto busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) define a técnica como um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação auxiliando no tratamento e na qualidade de vida de pessoas com deficiências e necessidades especiais. A equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como método terapêutico.
Os benefícios da equoterapia são inúmeros: contribui para o desenvolvimento da força e tônus muscular, melhora as funções neurológicas e a postura, promove maior equilíbrio, percepção sensorial e memória do movimento praticado.
A proposta da vereadora é que o programa seja incorporado de modo efetivo à Secretaria Municipal de Saúde e que passe a constar no Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), investindo recursos para a área e na contratação de profissionais dedicados à equoterapia.

Na oportunidade a vereadora também solicitou iluminação e sinalização na Avenida José Bonifácio, principalmente próximo ao porto seco.

Vereador Tokinho cobra implantação de rede de esgoto no Jardim União

por joilton — publicado 18/04/2018 13h32, última modificação 18/04/2018 13h32

Atendendo à solicitação dos moradores do Jardim União, o vereador Tokinho durante a última sessão ordinária (16/04), solicitou envio de ofício ao Senhor Marcos Antônio Machioni, Gerente Regional da Sanepar Londrina/Cambé reivindicando a implantação de rede coletora de esgoto no Jardim União, o parlamentar relatou que os moradores reclamam, que já não existem mais espaço para fazer fossas.

Na oportunidade o vereador Tokinho, também solicitou envio de ofício ao Executivo Municipal para que estude a possibilidade da implantação de asfalto na Rua 15 de Novembro no Jardim União.

Zézinho da Ração pede mais faixas de pedestres

por joilton — publicado 19/04/2018 14h16, última modificação 19/04/2018 14h16

Visando atender às necessidades no trânsito, o vereador Zézinho da Ração durante a 10ª sessão ordinária (16/04), solicitou encaminhamento de requerimento ao Executivo Municipal, para que através da secretaria competente realize a pintura de faixa de pedestres em frente ao número 1560, na Avenida Antônio Raminelli no Parque Residencial Ana Rosa; e Supermercado Golfinho no Jardim Imperatriz.

Na mesma sessão o vereador apresentou requerimento para que seja implantada academia ao ar livre e parquinho infantil na Avenida Marcelino Gonzales, esquina com Avenida Antônio Raminelli, uma pista de caminhada ao lado da linha férrea do Jardim Imperatriz até o Super. Mulffato.

O parlamentar também solicitou que seja feita a iluminação pública na Rua José Gasparini e abertura da Rua Stefano Paranzini com a Rua da Paz no Jardim Bela Vista.

 

Alzira da Farmácia pede asfalto nas ruas Guaratuba e Londrina

por joilton — publicado 19/04/2018 15h15, última modificação 19/04/2018 15h17

Por meio de requerimentos verbais durante a 10ª sessão ordinária (16/04), a vereadora Alzira da Farmácia, solicitou que envie oficio ao Executivo Municipal para que realize a implantação de asfalto e galerias pluviais no prolongamento da rua Guaratuba até a Rua Humberto Moreschi e rua Londrina até a rua José Carlos Muffato.

Na oportunidade a parlamentar pediu implantação de um novo Cemitério Municipal.

Animais de rua é tema de reunião na CMC

por joilton — última modificação 23/04/2018 16h36
Na tarde da última sexta-feira (20/04), representantes das Ongs de proteção aos animais de Cambé, estiveram na Câmara Municipal para realizarem uma reunião de trabalho.

O objetivo do encontro foi continuar o debate que havia começado na reunião anterior realizada no dia 09/03 e definir ações a respeito de uma série de problemas e dificuldades no que refere ao enfrentamento aos maus tratos e outras questões relativas aos animais abandonados no Município de Cambé.

O vereador Fábio Fernandes conduziu a reunião, também estiveram presentes, os vereadores Zé Guilherme; Berro; Nilson da Bahia, a vereadora Fátima Serpeloni Hauly, a assessora Angélica Cherry representando o vereador José Luis Dalto e Maurício Gomes da Rocha Neto, representando a secretaria do meio ambiente.

Vereador Zézinho da Ração requisita poltronas para UPA do Jardim Tupi

por joilton — publicado 25/04/2018 14h04, última modificação 25/04/2018 14h04

O vereador Zézinho da Ração, em seu requerimento na sessão ordinária desta segunda-feira (23/04), solicitou ao Executivo Municipal que seja feito a troca das poltronas do UPA, o parlamentar ressalta a necessidade da troca. “Por estarem rasgadas e em péssimas condições de uso, não tem como limpar é uma questão de higiene, precisa ser realizado a troca com urgência, a comunidade merece atenção”, explica.

Na mesma sessão solicitou, que o Executivo Municipal através da secretaria competente realize tapa buraco na Rua São José no Jardim Santa Izabel em frente ao número 120; Rua Humberto Moreschi no Jardim Tupi em toda sua extensão e recape asfáltico na Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza no Jardim Monte Castelo I.

Na ocasião também reforçou o pedido de revitalização da Praça do Jardim Tupi e instalação de uma academia ao ar livre, com um parquinho para as crianças e calçada em toda a sua extensão, pedido feito durante a 4ª sessão ordinária de 2018 realizada em (05/03).

 

Vereador Tokinho solicita recape asfáltico

por joilton — publicado 27/04/2018 13h49, última modificação 27/04/2018 13h49

Na sessão da última segunda-feira (23/04), o vereador Tokinho, solicitou encaminhamento de ofício ao Executivo Municipal, para que realize com urgência através da secretaria competente, o serviço de recapeamento asfáltico com CBUQ nas Avenidas Rio Paraná; Rio Iguaçu e na Rua Rio Tietê no Jardim Santo Amaro, na Rua Marechal Cândido Rondon no Parque Residencial Manela, na Rua Humberto Moreschi e na Avenida Bernardino de Campus no Jardim São Paulo.

Na ocasião o parlamentar também solicitou que seja realizada a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Maria Rosa Trevisan Galhasce, no Jardim São Paulo e na Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf, no Jardim Santo Amaro. Segundo Tokinho, “Os alunos fazem educação física no sol e em dias de chuva fica impossibilitado o uso do espaço”.

Requerimento atendido: a pedido do vereador Nilson da Bahia Centro Comunitário receberá reforma

por joilton — publicado 27/04/2018 16h10, última modificação 27/04/2018 16h10

Foi assinado pelo Senhor Prefeito José do Carmo Garcia a ordem de serviço autorizando a reforma do Centro Comunitário do Jardim Santo Amaro que em breve começará a obra.

O vereador Nilson da Bahia agradece ao Executivo Municipal, por mais um requerimento atendido. Segundo o parlamentar esta reforma, que estava parada, é uma reivindicação antiga da comunidade e ouvindo a população cobrou por meio do requerimento 003/2018 da 3ª sessão ordinária deste ano”.

17º Aniversário da Soka Gakkai é comemorado na Câmara Municipal de Cambé

por joilton — publicado 30/04/2018 16h55, última modificação 30/04/2018 16h55

Presente em 192 países e territórios, com mais de 12 milhões de associados, a organização não governamental que promove a paz e o respeito pela vida humana foi homenageada em uma sessão solene na noite de quinta-feira (26/04), no Plenário da Câmara Municipal de Cambé, as comemorações foram marcadas pelo 17º aniversário da Soka Gakkai e 90 anos do Doutor Daisaku Ikeda e os 25 anos de sua última visita ao Brasil em 1993.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Zézinho da Ração, Presidente da Câmara Municipal de Cambé; Leonildo Aparecido Julião, Tokinho, Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Cambé; José do Carmo Garcia, Prefeito de Cambé; Cristiane de Sousa Rosa Albertoni, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Daisaku Ikeda e Mikio Osanai, responsável da BSGI na região de Cambé.

Também participaram do evento os vereadores: Nilson Ribeiro dos Santos (Nilson da Bahia); Carlos Alberto Budi (Berro); José Luis Dalto; e Fátima Serpeloni Hauly.

NOTA DE REPÚDIO

por joilton — publicado 30/04/2018 12h56, última modificação 30/04/2018 12h56
A principal função do vereador é de fiscalização e tenho convicção de que só assim poderemos fazer com que as politicas públicas cheguem a população com qualidade e transparência", afirma.

Presidente da CMC emite nota de Repúdio à declaração dada pela Secretária Municipal de Educação, por intermédio de uma mensagem enviada ao grupo de Diretores das escolas Municipais a quem determinou que os Diretores não permitissem a entrada de Vereadores ou assessores nas escolas.

Segundo o Presidente desta Casa, Vereador Zezinho da Ração "A principal função do vereador é de fiscalização e tenho convicção de que só assim poderemos fazer com que as politicas públicas cheguem a população com qualidade e transparência", afirma.

Iniciativa de Fátima Serpeloni Hauly concede Moção de Aplausos ao Deputado Luiz Carlos Hauly

por joilton — publicado 02/05/2018 14h00, última modificação 02/05/2018 14h01

Durante a 12° sessão ordinária de 2018, o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly, recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal Cambé, de iniciativa da vereadora Fátima Serpeloni Hauly. A Moção de Aplausos, se deve a sua atuação junto ao Congresso Nacional, em especial, pela atuação em benefício do município de Cambé.

Luiz Carlos Hauly ficou lisonjeado pela manifestação de carinho por parte da referida vereadora, bem como de todos os demais, que votaram favorável pela Moção de Aplausos.

De acordo com a vereadora Fátima Serpeloni Hauly, a homenagem ao Deputado é justa, considerando que os trabalhos do parlamentar merecem registro e aplausos.

Captação e reutilização de águas pluviais é tema da Tribuna Livre

por joilton — publicado 03/05/2018 13h29, última modificação 03/05/2018 13h29

Durante a 12ª sessão ordinária (30/04), Rogério Francisco fez o uso da tribuna livre trazendo o tema captação e reutilização de águas pluviais. Esse sistema sustentável advém de uma tendência mundial conhecida como Smart Cities = Cidades Inteligentes, que são cidades que fazem o uso da tecnologia em seu processo de planejamento.

O orador trouxe duas sugestões, uma é que se possível estudar a viabilidade de criar um programa de captação e reutilização de águas pluviais para fins não potáveis; já a outra é de criar uma lei complementar para que inclua nos projetos de construções habitacionais e industriais a obrigatoriedade de que o proprietário desta obra inclua no seu projeto uma cisterna de captação de aguas pluviais para reutilização. “Que traria uma economia para o proprietário da casa ou da empresa, bem como para o município também”, conclui.

TRIBUNA:

 

Todos os munícipes podem fazer uso da Tribuna Livre, durante as sessões Ordinárias, com o objetivo de apresentar temas relevantes para o município. Inscreva-se de Terça à Sexta, na Câmara Municipal que fica na Av. Inglaterra 655, centro Cambé - PR.  O orador terá 5 minutos para realizar sua fala.

Zézinho da Ração solicita recuperação do asfalto da estrada da prata

por joilton — publicado 04/05/2018 10h58, última modificação 04/05/2018 10h58

O vereador Zézinho da Ração acolheu a reivindicação de moradores da Estrada da Prata, que estão incomodados com a precariedade do asfalto. O parlamentar durante a sessão ordinária desta segunda-feira (30/04), solicitou que seja encaminhado requerimento ao Executivo Municipal para que estude a possibilidade da recuperação de toda extensão do asfalto daquele trecho.

Na oportunidade Zézinho da Ração também solicitou abertura de concurso público para Guarda Municipal em Cambé e roçagem das avenidas Jácomo Rossini; Manoel Ferreira e Antônio Raminelli.

 

Vereadora comemora mais uma solicitação atendida

por joilton — publicado 23/05/2018 15h36, última modificação 23/05/2018 15h36

A vereadora Fátima Serpeloni Hauly comemora mais uma solicitação atendida, desta vez a cobertura da quadra de esportes do Conjunto Habitacional Waldomiro Moreira Gomes-Cambé III, está é uma solicitação da parlamentar feita através do requerimento nº37/2017 de 13/11/2017, 09/2018 de 09/04/2018.

A assinatura da ordem de serviço será no dia 12 de maio, às 10:30m, na quadra de esportes do Cambé III. Para a vereadora é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região, conquista que ao longo dos últimos meses ela vem buscando junto a prefeitura, conclui.

Time de basquete de Cambé recebe “Moção Honrosa”

por joilton — publicado 11/05/2018 09h31, última modificação 11/05/2018 09h31

Na sessão de segunda-feira (07/05), os atletas de Basquete Erik Rocatelli Antônio da Silva; Alexandre Arganaraz; Álvaro Esteves de Matos Junior; Eduardo de Jesus Santos Lima; Gabriel Borges Severino da Silva; Gabriel Martinelli Tomé; Gabriel Silva Augusto; Guilherme Borges Severino da Silva; Ítalo Rogério F. Lima Lourençoni; João Vitor Basso Lopes; Jonathan Felipe de Moraes Ganen; Lucas da Silva dos Santos; Matheus de Souza Soldi; Pedro Lucas Pereira dos Santos e Vinícius Augusto Figueiredo receberam Moção Honrosa pela conquista da taça do Campeonato Paranaense de Basquete  Sub-15, que aconteceu na Praça São Paulo no dia 11 de Dezembro de 2017.

A proposta da honraria foi do vereador José Luis Dalto subscrita pelos demais vereadores, uma justa homenagem, haja visto que este título que há 15 anos o Basquete de Cambé, disputava sem chegar à final e na referida data os atletas com grande comprometimento e dedicação alcançaram novamente a taça.

Estiveram presentes também o Secretário de Esportes Eduardo Cazarim, o técnico Nilton José Moreira, o Assistente Pedro Henrique Herrera, o Supervisor João Saulo Teixeira da Silva e os familiares dos atletas.

Nilson da Bahia se reúne com comissão organizadora do Miss Beleza Negra Cambé 2018

por joilton — publicado 14/05/2018 10h45, última modificação 14/05/2018 10h48

 Na tarde da última quinta-feira (10/05), o Vereador Nilson da Bahia recebeu na Câmara Municipal de Cambé a Presidente do Conselho de Promoção de Igualdade Racial de Cambé, Roseane Martins, o motivo da reunião foi para tratarem de assuntos relacionados ao evento Miss Beleza Negra Cambé 2018 que acontecerá dia (20/07), às 19:30h no Buffet Manga Rosa, em alusão ao dia 25 de julho que se comemora o dia internacional da mulher negra latina Americana Caribenha, participarão candidatas de 14 a 17 anos e na categoria adulto de 18 a 30 anos.

Estiveram presentes também na reunião a consultora de beleza Alexsandra Urias e Ana Paula da Silva Santos, Wana Hadassa.

Plenário faz um minuto de silêncio

por joilton — publicado 16/05/2018 09h20, última modificação 16/05/2018 09h17

Todos os vereadores se mostraram enlutados durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara, dia 14 de Maio devido às  perdas que a cidade de Cambé sofreu nos últimos dias. Personalidades conhecidas da cidade vieram a falecer de forma repentina, deixando todos entristecidos.

O minuto de silêncio foi dedicado ao Professor Ricardo Lima e ao Senhor Domingos Timóteo que faleceram no último fim de semana.

Terrenos para construção de pista de motocross é tema da tribuna livre

por joilton — publicado 18/05/2018 09h31, última modificação 18/05/2018 09h31

Durante a 14ª sessão ordinária (14/05), Adilson César (Malanca), fez o uso da tribuna livre com o assunto “Terreno para construção de uma pista de motocross. Segundo ele, os atletas Cambeenses estão tendo grandes resultados nesse esporte, com aproximadamente 45 pilotos, alguns em algumas categorias com os títulos de campeão estadual, vice-campeão Brasileiro, estão representando e levando forte para todo território.

Em sua fala o orador disse: “Precisamos de um espaço para construir uma pista de motocross, uma sessão de uso, não queremos um terreno definitivo, além de apoiar o esporte, busca atender à reivindicação dos inúmeros adeptos dessa modalidade, num local considerado apropriado para a prática do motocross. O elemento que falta para a autonomia do esporte em nosso município é a construção da pista, já que o esporte possui um número considerável de adeptos, que segue em escala sempre crescente e que precisam se deslocar para outros municípios para treinar”, conclui.

Vereadora Alzira da Farmácia participa de inauguração de Centro de Educação Infantil

por joilton — publicado 21/05/2018 09h50, última modificação 21/05/2018 09h50

Vereadora Alzira da Farmácia participou no início da noite do dia 17/05/2018, da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Hugo Gonçalves no Conjunto Habitacional Antônio Euthymio Casarotto.

A obra, com 1.510 metros quadrados de área construída, custou R$ 2.317.206,12 e foi executada em parceria entre o Município e Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atenderá 110 alunos.

Proposta para ‘Lei Lucas’ em Cambé busca prevenir acidentes com crianças

por joilton — publicado 25/05/2018 13h46, última modificação 25/05/2018 13h46
Vereador José Luis Dalto quer tornar obrigatório treinamento em primeiros socorros nas escolas

 

A morte de um estudante de 10 anos que se engasgou com um pedaço de alimento tem motivado a criação da “Lei Lucas” em diversas cidades, visando prevenir acidentes do tipo envolvendo crianças. Em Cambé, proposta semelhante foi indicada pelo vereador José Luis Dalto.

A presente propositura objetiva a redução de acidentes ocasionados por engasgamentos, quedas, eventos convulsivos, paradas cardíacas e respiratórias, afogamentos, cortes, queimaduras e exposição a descargas elétricas, que, frequentemente, ocorrem nos estabelecimentos de ensino. A capacitação de profissionais de educação quanto à procedimentos de primeiros socorros pode ser feita em parcerias estabelecidas entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

O Parlamentar defende que, não se trata de transferir ao profissional da educação a responsabilidade de exercer o papel de um profissional de saúde, e sim de não permitir que se instale um quadro severo ou letal por desconhecimento de técnicas de ação imediata que possam salvar uma vida.

 

Caso Lucas

Na justificativa da indicação, o vereador lembra que a ideia é prevenir acidentes com crianças. Como exemplo, ele citou o caso do menino Lucas Begali Zamora de Souza, de 10 anos, morador de Campinas e que morreu após se engasgar com um pedaço de salsicha durante excursão à cidade de Cordeirópolis (SP). “A vida de Lucas talvez fosse salva, se os adultos que o acompanhavam na excursão tivessem conhecimento dos procedimentos de primeiros socorros”, defende.

NOTA DE FALECIMENTO

por joilton — publicado 05/06/2018 10h41, última modificação 05/06/2018 10h41

CONVITE

por joilton — publicado 07/06/2018 15h53, última modificação 07/06/2018 15h53
Audiência Pública Animais de Rua

Cumprimentando Vossa Senhoria e atendendo à solicitação do Vereador Fábio Fernandes, sirvo-me do presente para convidá-lo a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA, a ser realizada no dia 21 de Junho de 2018, às 15:00h, no plenário da Câmara Municipal de Cambé,  localizado na Avenida Inglaterra, nº 655.

Este evento tem por objetivo o debate público para discussão e elaboração de uma Política Pública voltada para os ANIMAIS DE RUA, identificando os problemas e discutindo as respectivas soluções, contribuindo, desta forma, com o Poder Público Municipal.

Vereador Tokinho solicita construção de muro e reforma do prédio do CMEI Jamile Aiub Hauly

por joilton — publicado 08/06/2018 15h35, última modificação 08/06/2018 15h41

A reforma do prédio e construção de muro no Centro de Educação Infantil “Jamile Aiub Hauly” no Parque Manela, foi solicitada pelo Vereador Tokinho ao Executivo Municipal por meio do requerimento nº 17/2018, na sessão ordinária da última segunda-feira (04/06).

De acordo com o parlamentar, o prédio se encontra em precário estado de conservação e para que haja maior segurança aos alunos.

Na oportunidade, também solicitou ao Executivo que através da secretaria competente realize com urgência, tapa buracos nas seguintes ruas; Rua Carlos Chagas, Rua Vital Brasil e Rua Regente Feijó no Parque Manela II.

Vereador solicita implantação de rotatórias para facilitar acesso a Comunidade

por joilton — publicado 15/06/2018 11h30, última modificação 15/06/2018 14h05

 Durante a 17ª sessão ordinária (11/06/2018), o Vereador Tokinho solicitou por meio de requerimento ao Executivo Municipal, implantação urgente de rotatória na Avenida Gabriel Freceiro de Miranda com a Avenida José Afonso dos Santos (Jardim Santo Amaro), na Rua Humberto Moreschi com Avenida Parigot Souza (Jardim Golden Park) e na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto com a Rua Antonina (Jardim Monte Castelo).

Esta é uma reivindicação antiga do parlamentar, que já fez vários requerimentos solicitando rotatórias nesses locais. Em sua justificativa, o vereador aponta que a grande e intensa circulação de automóveis ao longo dessas vias municipais, principalmente nos horários de pico. A construção das rotatórias trará organização ao trânsito dessas regiões, resultando em segurança tanto para os pedestres quanto para os motoristas.

Na ocasião, o vereador também solicitou a reforma urgente do vestiário do campo de futebol do Jardim Santo Amaro.

Gestão Financeira da Prefeitura está no caminho certo, mas precisa manter a atenção e austeridade em 2018

por joilton — publicado 21/06/2018 09h24, última modificação 21/06/2018 09h24

Para o Vereador Dalto, que é economista e professor da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Londrina, a gestão financeira e econômica da Prefeitura é muito boa, mas a insegurança do desempenho econômico do país em 2018, traz a necessidade de manter em alerta o governo municipal, conservando a austeridade com que vem administrando a Cidade.

“Enquanto o PIB do Brasil cresce em torno de 1,5%, as Receitas correntes da Prefeitura cresceram 5,4% nos últimos 12 meses, com fechamento em Abril de 2018”, afirma o Vereador.

As despesas correntes também cresceram, em 10,8% no mesmo período. Mas ao analisar os dados, o Vereador afirma que não são preocupantes. “O crescimento das despesas em 10,8% está concentrado na reposição salarial em virtude da data base em Março.”

Vereador solicita estacionamento transversal na Avenida Antônio Raminelli no Jardim Ana Rosa

por joilton — publicado 22/06/2018 14h07, última modificação 22/06/2018 14h07

Devido ao crescente aumento do número de veículos nos bairros, e uma maior movimentação comercial na região, levou o vereador Zezinho da Ração a solicitar ao Executivo Municipal alterações no estacionamento na Avenida Antônio Raminelli no Jardim Ana Rosa.

Segundo o parlamentar é preciso mudar o sistema atual, com veículos estacionados paralelamente ao meio fio, para estacionamento transversal, o que permitirá aumento de vagas, atendendo as necessidades dos comerciantes da região, bem como dos próprios motoristas que encontram dificuldades em estacionar naquele local.

Na oportunidade também solicitou iluminação pública na Rua José Gasparini no Parque Industrial José Garcia Gimenez.

 

Audiência Pública debate causa animal

por joilton — publicado 22/06/2018 16h25, última modificação 22/06/2018 16h35

Aconteceu ontem (21/06/2018), no plenário da Câmara Municipal de Cambé uma Audiência Pública proposta pelo vereador Fábio Fernandes, que teve por objetivo o debate público para discussão e elaboração de uma Política Pública voltada para os animais de rua, identificando os problemas e discutindo as respectivas soluções, contribuindo desta forma com o poder público municipal.

Participaram da Audiência os vereadores Zézinho da Ração, Berro, Paulo Soares, Nilson da Bahia, Tokinho e Fátima Serpeloni Hauly, o Sargento Ribas representando a polícia militar e a Tenente Luana da Silva Pereira representando o corpo de bombeiros de Cambé, Luan Rafael da Silva Santos Coordenador do Canil Municipal de Apucarana, Regina da Associação Mundo Animal de Rolândia, a vereadora Daniele Ziober de Londrina, Paulo Godoy representando o Meio Ambiente e as ativistas da causa animal de Cambé.

Vereador solicita cobertura do pátio da Pré-Escola Municipal Aquarela

por joilton — publicado 26/06/2018 14h42, última modificação 26/06/2018 14h42

O Vereador Zezinho da Ração preocupado com as condições do ambiente da Pré Escola Municipal Aquarela localizada no Jardim Ana Rosa, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cambé (25/06), solicitou ao Executivo Municipal que realize a construção da cobertura do pátio da Pré Escola citada.

De acordo com o vereador, o pedido se faz necessário devido a falta do local coberto para que os alunos possam estar fazendo suas atividades, ficando expostos ao tempo.

Outra solicitação do parlamentar é para que realize com urgência a reforma do Centro Comunitário e a reforma da quadra esportiva do Jardim Tupi.

Vereador solicita com urgência conserto do Raio X do 24 horas

por joilton — publicado 27/06/2018 11h45, última modificação 27/06/2018 14h41

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (25/06), o Vereador Tokinho solicitou envio de ofício ao Executivo Municipal para que realize com urgência o conserto da máquina de Raio X da Unidade Básica de Saúde do 24 horas, localizado na Rua Pedro Viriato Parigot de Souza.

Segundo o vereador. “A mesma se encontra sem condições de uso deixando de atender a comunidade, que necessitam de exames que acabam sendo encaminhados ao UPA (Unidade Pronto Atendimento) do Jardim Tupi.” Conclui.

Na mesma sessão o Vereador Tokinho atendendo a pedido dos comerciantes e moradores, solicitou a secretaria de trânsito estudo para a melhoria na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto no Jardim Monte Castelo, para que haja redução da velocidade de veículos naquele local, trazendo mais segurança aos pedestres.

Vereador solicita construção de pista de caminhada no Jardim Santa Isabel

por joilton — publicado 04/07/2018 10h38, última modificação 04/07/2018 10h38

O Vereador Zezinho da Ração, na última sessão ordinária (02/07), encaminhou requerimento ao Executivo Municipal solicitando a execução de obras de construção de uma pista de caminhada, no trecho compreendido entre a Academia ao ar livre do Jardim Santa Isabel até o Super Muffato.

De acordo com o vereador, a prática de caminhadas tem se tornado um hábito comum de grande parte da população Cambeense, principalmente nos finais de tarde, atividade que, inclusive traz inúmeros benefícios a saúde, sendo até mesmo indicado por muitos profissionais da saúde quando se fala em qualidade de vida. “Neste sentido, estou propondo a construção de uma pista de caminhada saindo da Academia ao ar livre do Jardim Santa Isabel, margeando a linha do trem e chácara Santo Antônio até o Super Muffato”, disse.

Na oportunidade reforçou o pedido da construção de uma praça com calçada envolta da mesma, e academia ao ar livre e parquinho para as crianças no terreno em frente a horta comunitária do Jardim Tupi, solicitação antiga do parlamentar.

Vereador solicita melhorias na iluminação das casas de velório

por joilton — publicado 04/07/2018 16h45, última modificação 04/07/2018 16h42

Vereador Nilson da Bahia durante a sessão ordinária (02/07), solicitou por meio de requerimento ao Executivo Municipal, melhorias com urgência na iluminação das casas de velório dos Jardins Santo André, Cambé IV e Jardim Novo Bandeirantes, também reforçou o pedido de reforma e ampliação nas mesmas.

Segundo o vereador. “As casas de velório são prédios públicos de notória importância, pois é nele que nossos munícipes prestam sua última homenagem a seus entes queridos, sendo que o local deve estar preparado para atender o público com dignidade. Por isso sugerimos uma iluminação adequada, reforma e ampliação de ambas”, Conclui.

Na oportunidade o parlamentar também solicitou implantação de rede coletora de esgoto com urgência no Jardim Boa Vista, Jardim União, Jardim Bela Suíça, Jardim Bela Itália e Jardim do Café I.

Vereadores participaram de solenidade de licitação da obra do Viaduto sobre a BR-369

por joilton — publicado 09/07/2018 16h43, última modificação 09/07/2018 16h43

Em solenidade realizada na manhã da última sexta-feira de junho (29/06), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), foi assinada a abertura do processo de licitação da obra do Viaduto sobre a BR-369, em Cambé, pela Governadora Maria Aparecida Borghetti.

Além do Viaduto, a Governadora também autorizou a liberação de recursos para pavimentação asfáltica em Cambé.

Participaram da solenidade os Vereadores Berro, José Luis Dalto, Alzira da Farmácia, Fátima Serpeloni Hauly, Nilson da Bahia e o Prefeito José do Carmo Garcia.

Vereador solicita reparo em muro de Escola

por joilton — publicado 10/07/2018 15h24, última modificação 10/07/2018 15h24

Na sessão da Câmara de segunda-feira (09/07), o vereador Zezinho da Ração, solicitou ao Executivo Municipal, que através da secretaria competente realize reparo no muro da Escola Municipal Padre José de Anchieta localizada na Rua Tabajaras, 146, no Jardim Tupi.

Na oportunidade o parlamentar também solicitou que no mesmo bairro seja realizada a reforma do Centro Comunitário.

Vereador José Luis Dalto faz trabalho de conscientização ambiental nas redes sociais para chamar a atenção de munícipes

por joilton — publicado 12/07/2018 16h34, última modificação 12/07/2018 16h34

‘’As árvores agregam beleza e harmonia ao cenário urbano, mas não apenas pela estética e pelo paisagismo, a necessidade de arborizar justifica-se por muitos outros fatores, as árvores contribuem com a diminuição da temperatura, purificam e umidificam o ar, diminuem a poluição sonora, servem de sombra, revitalizam a área urbana, além de aproximar a natureza da população transformando a Cidade em um ambiente mais saudável e agradável para seus habitantes.” Afirma o Vereador

A Prefeitura tem realizado este trabalho de arborização em diversas áreas públicas.

E você, tem contribuído com o cuidado e a manutenção deste patrimônio ambiental?

 

''Se você está pensando um ano à frente, semeie uma semente. Se você está pensando dez anos à frente, plante uma árvore.'' (Provérbio chinês)

 

PLANTE ESTA IDEIA!

Vereador solicita construção de banheiros no Parque Municipal Nelson Mandela

por joilton — publicado 19/07/2018 10h08, última modificação 19/07/2018 10h08

Para oferecer maior conforto aos frequentadores do do Parque Municipal Nelson Mandela, o vereador Zezinho da Ração durante a 23ª sessão ordinária solicitou ao Executivo Municipal através de requerimento, a construção de banheiros masculinos e femininos no entorno do local.

O parlamentar também pede a instalação de bebedouros. “Vejo a necessidade urgente desses banheiros e de um local onde as pessoas possam beber água. O Parque Municipal Nelson Mandela é um espaço muito procurado para a prática de atividades físicas e de lazer”, enfatiza Zezinho.

 Na oportunidade também solicitou a pedido da comunidade, que seja realizado recape asfáltico em todas as ruas que necessitarem do Parque São Jorge, Jardim União e Conjunto Habitacional Waldomiro Gomes no Cambé III.

O DESENVOLVIMENTO DE CAMBÉ PASSA PELO FORTALECIMENTO DE NOSSAS EMPRESAS

por joilton — publicado 19/07/2018 10h43, última modificação 19/07/2018 10h43

“A ampliação e melhoria da eficiência das políticas públicas passam, necessariamente, pelo desenvolvimento socioeconômico do Município, e o fomento de nossas empresas é primordial para o sucesso destas políticas”, afirma Vereador Dalto.
O Vereador, que é membro do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Cambé, indicou ao executivo Leis a fim de instituir em nosso Município programas de fomento ao desenvolvimento socioeconômico local e regional, denominado COMPRA CAMBÉ, a exemplo das leis implementadas na Cidade de Londrina.
O Município tem efetuado parcerias com Instituições Governamentais e não governamentais para disponibilizar cursos de capacitação a fim de que os empresários participem ativamente do desenvolvimento econômico do Município.
“O Seminário é o primeiro passo para o fortalecimento das empresas cambeenses visando o aumento da participação de nossas empresas nas Compras Públicas” conclui o Vereador.

Participe:
Seminario de Compras Publicas
Data: 19/07 (quinta-feira) - 19h00
Local: Shopping Itália – Av. Inglaterra, 675 – Centro – Cambé

Câmara entra em recesso no período de 18 de julho a 01 de agosto

por joilton — publicado 20/07/2018 13h40, última modificação 20/07/2018 13h40
No período do recesso parlamentar, os trabalhos dos vereadores e os serviços administrativos da Câmara continuam normalmente

Nesta segunda-feira 16/07 do corrente ano, o legislativo Cambeense realizou sua última sessão ordinária do primeiro semestre. Durante esta fase, foram apresentadas inúmeras indicações, projetos e requerimentos pelos vereadores.

Cumprindo seu Regimento Interno, a Câmara Municipal de Cambé entrou em recesso parlamentar no período compreendido de 18 de julho até 01 de agosto.

No período do recesso parlamentar, os trabalhos dos vereadores e os serviços administrativos da Câmara continuam normalmente. 

Sessão ordinária:

A próxima sessão ordinária da Câmara de Cambé está marcada para o dia 06/08, a primeira segunda-feira do mês em seu horário habitual, iniciando a série de sessões do segundo semestre.

Até agora, 23 sessões ordinárias já foram realizadas em 2018.

        

    



Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 447
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo