Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Revisão do novo Plano Diretor de Cambé aponta para o futuro, avaliam Vereadores

Revisão do novo Plano Diretor de Cambé aponta para o futuro, avaliam Vereadores

por edinelsonalves — publicado 12/07/2019 11h20, última modificação 12/07/2019 11h50

Foi um dia inteiro de debates, apresentações e aprovações de propostas no sábado (6) - dia mais frio do ano -, e mesmo assim os participantes saíram otimistas com as oportunidades que apontam para o crescimento e o desenvolvimento de Cambé nos próximos 10 anos. Essa foi a opinião dos Vereadores que participaram da Conferência Pública de revisão do novo Plano Diretor de Cambé. Eles também elogiaram a organização da Conferência pelo seu espírito democrático, pelo elevado nível técnico das discussões e também pela qualificação dos participantes, profissionais e líderes que representaram diversos setores da comunidade. Aliás, esse encontro organizado pelo Secretário do Planejamento Mário Vander e sua equipe técnica, com a participação e o apoio dos professores da Fundação Universidade Estadual de Londrina (FUEL) foi o assunto mais comentado entre os Vereadores na sessão de segunda-feira (8).

“Conseguimos encaminhar inúmeras propostas para o desenvolvimento responsável da cidade. Foram discutidos com investidores projetos milionários nas áreas de hotelaria, construção civil e outros empreendimentos diversos que terão grande impacto econômico e social em nossa cidade. Alguns investidores vieram de fora para participar desse importante debate, mas nós precisamos ter muita responsabilidade porque quando se discute mudança no zoneamento isso implica em desvalorização ou até mesmo supervalorização de áreas, negócios e imóveis. Por isso, tudo deve ser feito com muita seriedade e obedecendo critérios técnicos”, disse o Vereador Paulo Soares que também é membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

O Vereador José Luis Dalto, que também participou integralmente da Conferência, destacou que Cambé precisa avançar em vários setores. “Ainda estão em vigor leis que foram aprovadas há 30 ou 40 anos, algo totalmente ultrapassado que provoca um travamento burocrático em tudo o que se pretende fazer na cidade. Estamos pelo menos 20 anos atrasados em relação às cidades do mesmo porte de Cambé, e com esse novo Plano Diretor precisamos dar um grande salto. Classifico essa Conferência em duas palavras: simplicidade e ousadia. A simplicidade fará com que todos possam entender a nova legislação sem dupla interpretação e a ousadia levará Cambé para um avanço sem precedentes”, afirmou Dalto.

Para o Vereador Fábio Fernandes Pio, “alguns empreendedores, de Cambé e da região, demonstraram forte interesse em investir em nosso município. E isso em muito nos entusiasma porque vai representar o crescimento de Cambé, porém, cada projeto precisa ser criteriosamente avaliado conforme o impacto social que o mesmo irá causar. É natural que cada investidor tenha como meta a obtenção do lucro. Por isso devemos estudar caso a caso para que o município não venha a sofrer prejuízos”, reforçou Pio que também elogiou a organização por ter realizado a Conferência no sábado dando oportunidade para que todos pudessem participar.  A Vereadora Alzira da Farmácia também demonstrou preocupação com o impacto social dos novos investimentos, e pediu uma atenção especial para o aumento do número de vagas nas creches.