Você está aqui: Página Inicial / Vereador José Guilherme apresenta três projetos para beneficiar portadores de Transtorno de Espectro Autista

por Edinelson Alves publicado 05/11/2019 15h28, última modificação 05/11/2019 15h28

O Vereador José Guilherme Trombetti Manoel apresentou três projetos de lei em defesa dos Portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) de Cambé. O primeiro, determina a criação de carteira específica para portadores de TEA; o segundo, institui no município o “Abril Azul”, mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo; e o terceiro projeto institui a aplicação de testes de Triagem do Autismo em todas as crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé.

Conforme Zé Guilherme, essa lei irá autorizar a criação da carteira de identificação, a qual deverá conter logotipo da Prefeitura, o símbolo que representa o autismo, foto, nome completo do portador e documento de identificação do responsável CID (Classificação Internacional de Doenças) e o número da Lei Municipal que garante o atendimento prioritário de pessoas com Transtorno de Espectro Autista.
Sobre a lei que institui o “Abril Azul”, o Vereador explica que será um mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo, devendo o Poder Executivo ampliar na comunidade os conhecimentos sobre o autismo, promover a inclusão e também combater o preconceito. A lei também determina que as Secretarias de saúde e de Comunicação devem unir esforços para divulgar, em todos os meios de comunicação, campanhas de conscientização da população.
Para Zé Guilherme, a lei que institui a aplicação de testes de Triagem do Autismo (teste M-CHAT) em todas as crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé é de extrema importância para se fazer o diagnóstico precoce do transtorno. Isto porque, o acompanhamento especializado desde os primeiros anos pode amenizar significativamente os sintomas e reduzir em até dois terços os custos dos cuidados ao longo da vida. ”Aliás, esse teste é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. As perguntas devem ser respondidas por pais com crianças de 16 e 30 meses de idade”, complementa o Vereador.