Você está aqui: Página Inicial / Vereador José Guilherme apresenta três projetos para beneficiar portadores de Transtorno de Espectro Autista

Vereador José Guilherme apresenta três projetos para beneficiar portadores de Transtorno de Espectro Autista

por Edinelson Alves publicado 05/11/2019 15h28, última modificação 05/11/2019 15h28

O Vereador José Guilherme Trombetti Manoel apresentou três projetos de lei em defesa dos Portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) de Cambé. O primeiro, determina a criação de carteira específica para portadores de TEA; o segundo, institui no município o “Abril Azul”, mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo; e o terceiro projeto institui a aplicação de testes de Triagem do Autismo em todas as crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé.

Conforme Zé Guilherme, essa lei irá autorizar a criação da carteira de identificação, a qual deverá conter logotipo da Prefeitura, o símbolo que representa o autismo, foto, nome completo do portador e documento de identificação do responsável CID (Classificação Internacional de Doenças) e o número da Lei Municipal que garante o atendimento prioritário de pessoas com Transtorno de Espectro Autista.
Sobre a lei que institui o “Abril Azul”, o Vereador explica que será um mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo, devendo o Poder Executivo ampliar na comunidade os conhecimentos sobre o autismo, promover a inclusão e também combater o preconceito. A lei também determina que as Secretarias de saúde e de Comunicação devem unir esforços para divulgar, em todos os meios de comunicação, campanhas de conscientização da população.
Para Zé Guilherme, a lei que institui a aplicação de testes de Triagem do Autismo (teste M-CHAT) em todas as crianças atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé é de extrema importância para se fazer o diagnóstico precoce do transtorno. Isto porque, o acompanhamento especializado desde os primeiros anos pode amenizar significativamente os sintomas e reduzir em até dois terços os custos dos cuidados ao longo da vida. ”Aliás, esse teste é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. As perguntas devem ser respondidas por pais com crianças de 16 e 30 meses de idade”, complementa o Vereador.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

    



Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 454
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo