Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 16° Aniversário do dia da Soka Gakkai é comemorado na CMC

16° Aniversário do dia da Soka Gakkai é comemorado na CMC

por Administrador publicado 26/04/2017 14h39, última modificação 26/04/2017 14h39
Em Cambé, o Dia da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional foi criado pela Lei nº 1.478/01, de19 de Abril de 2001, de autoria do ex-vereador Carlos Roberto Rasteiro

Presente em 192 países e territórios, com mais de 12 milhões de associados a Soka Gakkai, foi homenageada na noite de terça-feira (25/04), no Plenário da Câmara Municipal de Cambé.

A entidade, que comemorou seu  16° aniversário do “Dia da Soka Gakkai” no município de Cambé,  promove a criação de valores humanos que visam a edificação de uma sociedade melhor e mais fraterna fundamentada nos mais elevados princípios humanísticos.

A  mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: Paulo Soares, Presidente da Câmara Municipal de Cambé; Leonildo Aparecido Julião, Tokinho, Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Cambé; José do Carmo Garcia, Prefeito de Cambé; Isamu Onosato, Membro do Conselho Orientador da BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) e Mikio Osanai, responsável da BSGI na região de Cambé.

Também participaram do evento os vereadores: Nilson da Bahia; Zezinho da Ração; Berro; Alzira da Farmácia, Zé Guilherme e Fátima Serpeloni Hauly

Como de costume, o cerimonial da sessão solene ficou  a cargo do Controlador interno desta Casa, Carlos Alberto Serpeloni.

Histórico da entidade – A origem da entidade remonta a 1930, quando o educador japonês Tsunesaburo Makiguchi (1871-1944), juntamente com seu discípulo Josei Toda (1900-1958), fundou a Soka Kyoiku Gakkai, uma “Sociedade Educacional para a Criação de Valores”, que foi a predecessora da atual Soka Gakkai. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ambos foram presos por se insurgirem contra o serviço militar obrigatório e o fim da liberdade religiosa. Makiguchi morreu na prisão, aos 73 anos, e Josei Toda deu continuidade ao seu trabalho.

Com a morte de Toda em 1958, o trabalho teve continuidade com Daisaku Ikeda, que nasceu em 1928 e expandiu o trabalho para outros países, fundando a Soka Gakkai Internacional. No Brasil, a entidade foi fundada em 1960 e, hoje, conta com mais de 60 mil famílias.