Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

Histórico

por Administrador última modificação 27/01/2022 16h57

O começo de tudo: A Descoberta 

        Tudo começou no século XIX, quando os ingleses investiam muito no Brasil. Mercadorias de toda a espécie eram comercializadas entre o Brasil e a Inglaterra e, ao mesmo tempo, os ingleses faziam grandes empréstimos ao governo de nosso país.
        Essa relação econômica era chamada de "cooperação". Por isso, o Brasil tinha que colaborar, dar sua contribuição. Assim em 1872, uma expedição contratada pela "Paraná and Mato Grosso Survey Expedition", chegou ao país com o objetivo de projetar a construção de uma grande estrada de ferro ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, passando pelo Norte do Paraná.
      O jovem engenheiro inglês Thomas P. Bigg-Wither era um dos membros da expedição e percorreu, entre 1872 e 1875, os sertões desconhecidos do Paraná realizando os serviços de engenharia. Mesmo trabalhando, observou "as belezas e vantagens da terra descoberta". Quando voltou à Inglaterra, em 1876, Bigg-Wither proferiu uma conferência na Real Sociedade de Geografia Britânica. Alí falou das potencialidades do fértil Vale do Rio Tibagi, que deixou os financistas de Londres interessados. A conferência despertou tanto interesse que o engenheiro foi convidado a se associar à Real Sociedade, que era uma entidade muito rigorosa na escolha de seus membros.
        Passados dois anos, em 1878, Bigg-Wither publicou o livro "Pioneering in South Brazil", em que relatou três anos que passou nas florestas e campos do Paraná. Nas entrelinhas, o autor chama a atenção para a nova terra em seus aspectos positivos e negativos. Na época, uma ou duas tentativas de colonização inglesa haviam fracassado. Mas o engenheiro alertava as autoridades sobre a necessidade de disciplinar a imigração, recebendo não somente homens capazes, mas homens que viessem para cá fazer o que sabiam fazer.
        A publicação provavelmente despertou ainda mais os investidores ingleses, que apesar do fracasso das experiências anteriores de colonização planejaram e executaram empreendimentos mais amadurecidos, como aquele que veio a Londrina chefiado por Lord Lovat. O livro do engenheiro teve a apresentação escrita por Jonh Murray, da Albermale Street, um editor muito famoso na época.

 

Itens relacionados:  HINO | DADOS GERAIS