Alunos apresentam projeto de sustentabilidade e solidariedade ao Legislativo
Estudantes da escola estadual São José estão arrecadando lacres de alumínio e tampas plásticas para converter itens em materiais ortopédicos para entidades sociais
Três alunos da escola estadual São José estiveram na Câmara Municipal na segunda-feira (25). Miguel Felipe Dias Roldão, Pedro Henrique Pellizzaro e João Victor Vaz Souza apresentaram para os vereadores o projeto “Tampinha Solidária: Futuro Sustentável”, que vem sendo desenvolvido pelos estudantes da instituição de ensino com o objetivo de unir a solidariedade e o cuidado com o planeta.
Os adolescentes estão arrecadando lacres de latas de alumínio e tampas de garrafas para converter os materiais em cadeiras de rodas, cestas básicas ou outros itens ortopédicos que ajudem entidades sociais. “As pessoas jogam fora e não imaginam a importância que uma simples tampinha pode ter quando existe uma arrecadação. Queremos a ajuda de todos”, destacaram os jovens.
A meta é ousada: somar até um milhão de tampinhas e lacres em quatro meses. O principal ponto de entrega é a escola, que funciona em tempo integral na rua Fortaleza, centro, onde os alunos estão sendo motivados a se engajarem nesta causa, que promove a sustentabilidade de forma prática, evitando que os materiais sejam lançados no meio ambiente, e ainda fomenta a cidadania e a liderança estudantil.
Os estudantes foram recebidos pelos vereadores Odair Paviani (PL), presidente da Casa, André do Carmo (PL) e Ellen Affonso (União Brasil). Os parlamentares elogiaram a iniciativa, colocaram o Legislativo à disposição para ajudar e ainda deram sugestões de como potencializar a arrecadação. “Seria interessante levar para outras escolas. Vemos que hoje precisamos de mais políticas voltadas a esse tema e isso começa dentro da escola”, pontuou Odair Paviani.
O trio ainda foi cumprimentado pelas vereadoras Patrícia da Farmácia (PL) e Viviani Vallarini (PSD). Acompanharam a visita na Câmara a professora da disciplina de empreendedorismo e projeto de vida da escola São José, que oferta ensino fundamental, Aumari Paggoto, e a mãe de aluno, Andrea Pereira Dias.