Aprovada em 2ª discussão homenagem a Sr. Ranufo com nome do centro comunitário do Silvino
Morador da região era conhecido pela dedicação e cuidado com o bairro; parlamentares também aprovaram e vai para sanção criação do Dia do Antigomobilismo
O centro comunitário do jardim Silvino II agora tem um nome: “Sr. Ranufo”, em homenagem a Arnolfo Ribeiro Célis, que marcou a história do bairro com dedicação e proatividade. Ele morreu em 2012. A nova denominação do espaço foi possível após a Câmara Municipal aprovar em segunda discussão, na noite de segunda-feira (13), o projeto de lei 59/2025. O texto agora vai para sanção do prefeito.
Arnolfo Ribeiro de Célis, ou Sr. Ranufo, como era conhecido, era natural da Bahia. Passou pelo estado de São Paulo até se mudar para Cambé na década de 1970, no jardim Ana Eliza. Foi servente, atuou na construção civil e depois servidor público da Prefeitura de Cambé na função de vigilante. Preocupado com o bem comum, buscou diversas melhorias para o Ana Eliza e jardim Silvino, como obras nas ruas, otimização do transporte público e edificação do centro comunitário. Deixou 12 filhos, 34 netos e 39 bisnetos.
O projeto propondo a homenagem foi assinado pelo Executivo após indicação do vereador Gallego (União). “Tenho muito respeito pela família Célis. O Sr. Ranufo merece essa homenagem pelo que representou no trabalho em prol da cidade. Até hoje a família dele faz manutenções no bairro, como no campo e centro comunitário, e tudo de forma gratuita”, destacou o parlamentar.
Além de votarem favoravelmente à proposta, os parlamentares avaliaram que ações como essa valorizam a história e reforçam o legado. “É um reconhecimento justo e que vai ficar ainda mais marcado na memória da família”, comentou a vereadora Ellen Affonso (União). “Sabemos que o Sr. Ranufo deixou um legado também para os moradores. Ele sempre será lembrado no bairro”, afirmou a vereadora Viviani Vallarini (PSD).
Os familiares do homenageado acompanharam a sessão presencialmente e agradeceram pela consideração. “É a valorização de uma vida e isso vai ficar eternizado para a cidade”, disse o presidente da Casa, Odair Paviani (PL). “Todos nós vamos passar, mas o nome e a história do Sr. Ranufo vão ficar para sempre na história de Cambé”, avaliou o vereador Dr. Fernando Lima (União). “Não conheci o Sr. Ranufo, mas conheço a família. Vejo que o reflexo dele está na família”, ressaltou o vereador Ademilson (MDB).
ANTIGOMOBILISMO
Os vereadores também aprovaram em segunda e última votação na sessão desta semana o projeto de lei 57/2025, que inclui no calendário de comemorações de Cambé o Dia do Antigomobilismo, a ser celebrado todo segundo domingo de novembro. O texto foi proposto pela vereadora Ellen Affonso (União). “Para acontecer a votação, foi preciso uma audiência pública para falar sobre a relevância do tema. Isso aconteceu e a Casa ficou cheia, com ótimas discussões. O antigomobilismo é mais que um hobby, é um movimento cultural. Essa lei vem para fortalecer”, pontuou a parlamentar.







