Atletas do Instituto Fênix recebem moção honrosa e reforçam papel social do esporte
Reconhecimento celebra histórias de superação por meio do halterofilismo paralímpico; treinamentos acontecem no Centro da Juventude de Cambé
A segunda-feira (8) foi de celebração e de reconhecimento da força transformadora do esporte. A Câmara Municipal entregou para seis atletas do Instituto Fênix uma placa de moção honrosa pela superação e o trabalho que fazem levando o nome de Cambé. Além disso, o treinador do time, uma colaboradora e a coordenadora do Centro da Juventude, onde treinam, também foram homenageados. A iniciativa foi da vereadora Ellen Affonso (União).
O instituto foi fundado em 2010 com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão social por meio do halterofilismo paralímpico, voltado para pessoas com deficiência física, focado na força, que tem como única disciplina o supino adaptado. Inicialmente, as atividades começaram na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, com o tempo, os próprios atletas fundaram oficialmente a instituição para garantir a continuidade dos treinos e competições.
Desde a fundação, o Fênix já atendeu 20 atletas e conquistou diversos títulos, incluindo campeonatos Paranaense e Brasileiro. A equipe é composta por cinco atletas profissionais e um iniciante. “Está sendo uma experiência incrível trabalhar com eles, viajar, competir. Transforma a vida de cada um, não só deles, mas a nossa também. Passamos a dar valor às pequenas coisas. Ficamos muito gratos em receber essa homenagem e ter nosso trabalho reconhecido”, agradeceu o treinador do time, Gustavo Henrique Terra Neri.
Atleta há 18 anos, Dorival Jesus Jorge enalteceu o quanto a prática esportiva tem ressignificado vidas. “Estamos felizes por Cambé ter nos acolhido. O esporte é importante para todos, ele salva vidas. O esporte na inclusão é melhor ainda, porque traz vida para a pessoa que está triste. Temos passado para todos uma visão de atleta e também social”, comentou o vice-presidente do instituto, heptacampeão brasileiro e tetracampeão paranaense de halterofilismo.
Segundo a vereadora Ellen Affonso, é um orgulho para a cidade ter atletas de alto rendimento. “É uma moção que homenageia muito mais que os prêmios que recebem com frequência, mas sim a vida de atletas, que todos os dias escolhem lutar. O instituto nasceu com o propósito de mudar vidas. Ao longo deste ano, o instituto formou campeões, mas, acima de tudo, cidadãos”, destacou.
Os parlamentares frisaram que os atletas têm reforçado o nome de Cambé no cenário nacional como um polo do halterofilismo adaptado. “Precisamos valorizar e reconhecer aqueles que têm feito a diferença e levado o nome do nosso município para outras cidades e estados”, disse o presidente da Câmara, Odair Paviani (PL). “O instituto cumpre um papel social, cria oportunidades e demonstra que o esporte é uma poderosa ferramenta”, afirmou a vereadora Patrícia da Farmácia (PL). “O Brasil está avançando na inclusão, mas precisamos mais. É uma moção que chama a atenção da sociedade”, declarou o vereador Ademilson (MDB).
A secretária de Esportes e Lazer de Cambé contou que a garra dos atletas do instituto mudou o clima do Centro da Juventude. “A força que o esporte tem quando encontra pessoas que o vivem com verdade é incrível. Quando abrimos a porta da secretaria, achamos que estávamos oferecendo apenas um espaço de treino, mas quem ganhou fomos nós. Eles transformaram o sentido do esporte dentro de Cambé. Cada um carrega mais do que peso, mas história”, observou Telma Gamba.







