Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca Pública de Cambé tem novo espaço e homenageia bibliotecária

Biblioteca Pública de Cambé tem novo espaço e homenageia bibliotecária

por Pedro Marconi publicado 18/08/2025 17h50, última modificação 18/08/2025 17h48
Biblioteca Pública de Cambé tem novo espaço e homenageia bibliotecária

Biblioteca ocupa estrutura onde ficava o Museu Histórico. Autoria: Pedro Marconi

Projeto de lei que deu nome à biblioteca foi aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade


Um espaço mais amplo, repaginado e estruturado. Assim está a Biblioteca Pública Municipal, que passa a se chamar Maria Adelina de Melo e Souza, bibliotecária cambeense que morreu em 2022. O projeto (21/2025) que nomeou a biblioteca foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em dois turnos em junho.

A biblioteca, que ficava no subsolo do Centro Cultural desde 1990, foi transferida para o piso superior, que foi reformado e onde ficava o Museu Histórico, que irá ocupar o imóvel em que estava a biblioteca após melhorias que estão em andamento.

O presidente da Câmara, vereador Odair Paviani (PL) , destacou que foi um orgulho para os parlamentares votar o texto que reconheceu o legado de Maria Adelina, classificando a homenagem como justa. "É uma forma de Cambé mostrar que valoriza as pessoas que fizeram a história da cidade", frisou. Também participaram da solenidade os vereadores André do Carmo (PL), Dr. Fernando Lima (União Brasil), Gallego (União Brasil), Patrícia da Farmácia (PL) e Viviani Vallarini (PSD).

Familiares de Maria Adelina estiveram no evento de reinauguração da biblioteca, na tarde de segunda-feira (18), e falaram da emoção de ver um sonho se tornar realidade. "Aqui era minha segunda casa. Saía da escola e ficava aqui com a minha mãe. Realmente, a biblioteca não poderia ter outro nome. É muito merecido", classificou a filha da bibliotecária, Juliana de Melo e Souza.

Maria Adelina de Melo e Souza fez parte da primeira turma do curso de biblioteconomia da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Trabalhou na prefeitura por três décadas. Foi diretora da Divisão Municipal de Cultura e Turismo, diretora da Biblioteca Pública de Cambé, chefe da Divisão e Setores da Biblioteca Pública de Cambé e da Divisão de Acervo Bibliográfico. Durante a atuação no município, idealizou e organizou a Biblioteca Infantil e articulou a mudança do acervo da Biblioteca Pública para o Centro Cultural.

A Biblioteca Pública Municipal começou as atividades em uma sala de aula do Colégio Estadual Olavo Bilac, depois funcionou na rua Otto Gaertner e, na década de 1990, foi transferida para o centro da cidade. "O Centro Cultural é a 'casa da cultura', é a casa do agente cultural, a casa que vai alcançar o objetivo, sempre com muitas pessoas, porque o prédio é enorme, é maravilhoso, mas sem a pessoa humana perde o sentido. É isso que temos trabalhado muito aqui na cultura e as crianças estão conhecendo nossos espaços", refletiu Estela Camata, secretária de Educação e Cultura.

A Biblioteca Pública Municipal Maria Adelina de Melo e Souza fica na rua Pará, 161, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

 



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1079
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo