Câmara aprova homenagens e cria projeto para aproximar estudantes da política em 2ª votação
Três projetos que haviam sido votados em primeira discussão na semana passada voltaram à pauta. Autoria: Pedro Marconi
Programa Estudante na Câmara será desenvolvido por meio de visitas guiadas ao Legislativo e diálogo com os parlamentares
Três projetos que haviam sido votados em primeira discussão na semana passada voltaram à pauta na sessão de segunda-feira (29) para serem novamente avaliados. Por unanimidade, foram validados em segunda votação e agora vão para a sanção do prefeito para se tornarem leis. Entre as propostas estiveram duas homenagens a moradores de Cambé que faleceram, mas que contribuíram com as comunidades em que moravam.
O substitutivo 01 ao PL 25/2025 denominou a praça localizada no jardim Silvino II de Sr. Wilson, em referência a Wilson Candido da Fonseca, que faleceu em maio deste ano. Wilson era conhecido por ajudar na manutenção da praça. Além disso, trabalhou como vigilante na escola municipal Santos Dumont. O projeto foi apresentado pelo vereador Gallego (União) e a vereadora Ellen Affonso (União).
Já o PL 55/2025, assinado por todos os parlamentares e pelo Executivo, homenageia Lauro Ré Ligeiro, batizando o Espaço Família do jardim Castelo Branco. Lauro foi líder comunitário no Castelo Branco, vereador por duas legislaturas e presidente da Casa. “Foi uma pessoa que contribuiu muito com Cambé e deixou um gigantesco legado”, avaliou o vereador André do Carmo (PL). “O que estamos fazendo é reconhecer todo o trabalho realizado e que esse legado sirva de exemplo para futuras gerações”, destacou o vereador Dr. Fernando Lima (União).
Apresentado pela Mesa Executiva, o projeto de resolução 1/2025 implementa o programa Estudante na Câmara. O projeto será desenvolvido por meio de visitas guiadas à Câmara Municipal, nas quais os estudantes poderão conhecer os setores administrativos, a estrutura organizacional e o trabalho dos vereadores.
Também estão previstas palestras, apresentação de materiais pedagógicos, debates e a possibilidade de diálogo direto com os parlamentares. “Esse projeto é para formar cidadãos mais críticos, para que tenham conhecimento no momento de fala. É para despertar o interesse dos jovens em participar da boa política”, pontuou o presidente da Câmara, Odair Paviani (PL). “Vão conhecer os projetos, salas, o papel da Mesa Executiva, do setor jurídico, a execução de um projeto de lei”, detalhou a vereadora Viviani Vallarini (PSD).
A vereadora Ellen Affonso (União) frisou que o objetivo é fazer com que os alunos conheçam o trabalho dos parlamentares. “É saber o papel do Legislativo, aproximando os alunos da realidade da política no município”, afirmou. “É importante para que os jovens entendam a política e percebam que nosso trabalho não fica apenas no papel”, acrescentou o vereador Ademilson (MDB).
PRIMEIRA VOTAÇÃO
Na sessão ordinária de segunda, os vereadores ainda aprovaram em primeira votação o PL 56/2025, do Executivo, que pede autorização para a prefeitura contratar um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal de até R$ 20 milhões para a construção de um novo parque industrial no jardim Ana Rosa. O dinheiro também deverá ser usado para obras de infraestrutura viária para acessar os lotes. O projeto retorna na semana que vem.