Você está aqui: Página Inicial / Câmara aprova título de utilidade pública para Instituto 4H De Lorena

Câmara aprova título de utilidade pública para Instituto 4H De Lorena

por Pedro Marconi publicado 15/10/2025 10h30, última modificação 15/10/2025 13h15
Câmara aprova título de utilidade pública para Instituto 4H De Lorena

Instituto fica na Gleba Lorena, na divisa de Cambé com Londrina. Autoria: Pedro Marconi

Entidade ligada à cultura japonesa faz parte da história de Cambé e foca em atividades que unem o passado com o presente

 

A Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, na segunda-feira (13), o projeto de lei 60/2025, que declarou o Instituto 4H De Lorena como utilidade pública, o que vai permitir à entidade a possibilidade de firmar parcerias e buscar recursos. O instituto remonta à origem de Cambé, quando famílias japonesas adquiriram terras na região, loteadas pela Companhia de Terras do Paraná.

Desde então, a Colônia Lorena se consolidou como uma das comunidades mais tradicionais do município, marcada pela agricultura, especialmente o cultivo do café, e pela vida comunitária, tendo no antigo Clube Agrícola 4H um espaço de convívio, biblioteca e atividades sociais que fortaleceram os laços locais.

O instituto segue mantendo vivas as raízes, promovendo ações de preservação da memória, valorização cultural e religiosa, incentivo ao esporte, lazer e turismo, além de práticas de agricultura regenerativa e sustentável. “O instituto nasceu de um sonho de imigrantes japoneses, que transformaram a mata em comunidade esperança. Com esforço e união, surgiram escola, igreja, campo e clube social, fundado em 1937, que foi o primeiro do gênero do Brasil”, destacou Michele Mitiko Sonomura Casimiro, que faz parte da instituição.

Michele ainda explicou que os quatro H vêm de alguns princípios, em que as palavras são em inglês: cabeça, coração, mãos e saúde. “Mente que pensa, coração que conecta, mãos que constroem e saúde que sustenta a vida. O instituto é um patrimônio vivo de Cambé, em que o passado dialoga com o presente e inspira o futuro. Reconhecer como utilidade pública é um ato de justiça histórica. É mostrar que Cambé valoriza suas raízes”.

Autor da proposta, o presidente da Casa, vereador Odair Paviani, frisou a importância de o Legislativo conceder o título. “Agradeço pela oportunidade de apresentar esse projeto de lei. Sabemos que será de grande valia para ampliar cada vez mais o trabalho que fazem”, comentou.

Os parlamentares frisaram a valorização da história para que seja sempre lembrada pelas futuras gerações. “É uma história que não pode ser esquecida. É cultura, trabalho social, é um patrimônio”, classificou o vereador Dr. Fernando Lima (União). “O significado dos quatro H é espetacular. A cultura japonesa faz parte do município”, afirmou a vereadora Viviani Vallarini (PSD).

Os vereadores também parabenizaram todos os integrantes do Instituto 4H De Lorena, que estiveram presentes na sessão desta semana. “Parabenizar o trabalho que vem sendo feito. Temos certeza de que o instituto fará ainda mais a partir de agora”, projetou o vereador Lucas Mil Grau (PSD). “É muito importante a preservação da história, cultura e tradições. Um trabalho comunitário que marca gerações”, ressaltou a vereadora Patrícia da Farmácia.

O projeto será apreciado em segunda votação na sessão ordinária da próxima segunda-feira (20).

 



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1079
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo