Você está aqui: Página Inicial / Câmara de Cambé abre espaço e fortalece debate sobre o autismo

Câmara de Cambé abre espaço e fortalece debate sobre o autismo

por Pedro Marconi publicado 01/04/2026 16h01, última modificação 01/04/2026 16h01
Câmara de Cambé abre espaço e fortalece debate sobre o autismo

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado em dois de abril. Autoria: Pedro Marconi

Em tribuna livre, presidente da ADAC destaca crescimento dos diagnósticos, nova sede e ações inclusivas no município


A presidente da Associação dos Autistas de Cambé (ADAC), Mareliza Regina Gomes, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cambé durante a sessão da última segunda-feira (30) para destacar a importância do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em dois de abril, além de apresentar conquistas e próximos projetos da entidade.

Em sua fala, Mareliza ressaltou o crescimento dos diagnósticos de autismo e a necessidade de ampliar o acesso à informação e à inclusão. “O autismo está crescendo e precisamos falar mais sobre o tema, levar informações corretas e promover a inclusão não só das crianças, mas também dos adultos. Precisamos olhar para o autismo durante todo o ano”, afirmou.

A presidente também anunciou uma importante conquista para a associação, que completa três anos de atuação: a nova sede. “Conseguimos uma casa na avenida Canadá, com bastante acessibilidade, na região central. Todos os eventos do dia dois de abril serão realizados nesse novo espaço. É um sonho que está se tornando realidade”, destacou, agradecendo o apoio recebido. “Gostaria de agradecer a todos que ajudaram a realizar esse sonho, especialmente aos vereadores, que sempre estão nos escutando.”

Outro destaque foi a realização de uma corrida inclusiva, marcada para o dia 11 de abril, no Centro Esportivo Castelo Branco, voltada para crianças típicas e atípicas. “Os autistas podem ser atletas e queremos mostrar isso para toda a sociedade”, pontuou.

A participação de Mareliza teve repercussão positiva entre os vereadores, que reforçaram o apoio à causa e reconheceram o trabalho desenvolvido pela ADAC. “Sabemos do empenho da associação para ganhar o respeito da cidade. Precisamos levar essa pauta aos empresários e buscar ainda mais recursos, inclusive junto a deputados, para fortalecer e expandir os serviços”, comentou o presidente da Casa, Odair Paviani (PL).

O vereador Dr. Fernando Lima (União) ressaltou a parceria com a entidade desde o início. “Sentimos muito orgulho do trabalho que a associação desenvolve. Acompanhamos desde o começo e é muito importante ver como os projetos e eventos sempre envolvem a comunidade”, observou.

Já a vereadora Ellen Affonso (União) celebrou a conquista da nova sede. “Estamos felizes por essa vitória, que é de toda a equipe. Com esse novo espaço, será possível ampliar o acesso e atender ainda mais crianças autistas. É importante também que empresários conheçam a associação e contribuam com esse trabalho”.



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1083
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo