Câmara de Cambé homenageia casal Ítalo e Lígia Lonni com a Comenda Grão de Café
Maior honraria do Legislativo cambeense foi aprovada por unanimidade pelos vereadores
Com uma trajetória de vida exemplar, marcada pelo compromisso com a educação, a fé, o esporte e o voluntariado, o casal Ítalo, de 90 anos, e Lígia Lonni, de 82, foi agraciado pela Câmara Municipal de Cambé com a Comenda Grão de Café, maior honraria que pode ser entregue ao Legislativo. A aprovação dos projetos de resolução, de autoria dos vereadores Dr. Fernando Lima (União) e Lucas Mil Grau (PSD) aconteceu por unanimidade – com dez votos - na noite de segunda-feira (3), durante a 35ª sessão ordinária.
Ítalo Lonni nasceu em 8 de maio de 1935, em Nova Europa (SP), e chegou a Cambé em 1936, quando a cidade ainda dava os primeiros passos. Iniciou a vida profissional aos 12 anos, como alfaiate, e trabalhou no Banco Moreira Salles, no Escritório de Contabilidade Paraná e no Instituto Brasileiro do Café (IBC), onde permaneceu por 25 anos. Após o fim da instituição, atuou no INSS até se aposentar.
Ao longo da vida, destacou-se pelo voluntariado. Foi membro do Lions Clube de Cambé por mais de 35 anos, exercendo mais de 20 mandatos como tesoureiro, e também atuou na Apae, na Santa Casa de Cambé e junto à Justiça Eleitoral e ao Tribunal do Júri. Apaixonado pelo esporte, foi jogador e dirigente do Guarany Futebol Clube e ajudou a fundar o Cambé Atlético Clube (CAC).
Lígia Maria de Melo Lonni nasceu em 21 de maio de 1943, em Londrina, e mudou-se ainda criança para Cambé, onde construiu a vida pessoal e profissional. Formada em magistério pela Escola Gabriela Mistral, dedicou-se à educação por mais de 50 anos, lecionando e dirigindo o colégio estadual Helena Kolody e atuando também na rede municipal de ensino.
Além da carreira docente, teve forte atuação religiosa e comunitária. Catequista desde os 15 anos, participa há seis décadas do Movimento Familiar Cristão (MFC) e integra o Lions Clube de Cambé há 35 anos, sempre envolvida em ações sociais.
“Entendo que é uma homenagem justa e para pessoas que contribuíram e fazem parte da história da Cambé. A história do seu Ítalo passa pela Apae, pelo Lions, Santa Casa; uma pessoa extremamente importante na formação do Clube Atlético Cambé. Todos trabalhos voluntários. A dona Lígia tem uma história na educação, religiosa e também de voluntariado”, ressaltou o vereador Dr. Fernando Lima.
O vereador Lucas Mil Grau afirmou que Lígia até hoje é lembrada pela atuação no Helena Kolody. “Com quem conversamos sobre a escola, falam que a dona Lígia foi uma das melhores professoras que passaram por lá. Também por tudo o que fez pela matriz. O que a igreja é hoje tem parte da senhora lá”, lembrou.
DEDICAÇÃO PELA CIDADE
Os parlamentares parabenizaram o casal e frisaram a dedicação em prol da cidade. “São pessoas especiais, que fizeram e fazem a diferença na cidade. Que continuem por muitos e muitos anos fazendo a diferença”, comentou o vereador André do Carmo (PL). “Um projeto incrível e que é uma honra para nós votar em um projeto como esse”, celebrou a vereadora Ellen Affonso (União).
“Um casal com muita saúde e Cambé deve muito a vocês. A história de vocês ainda se confunde com a história da paróquia (Santo Antônio). Sempre estão envolvidos nas atividades e festas”, lembrou o presidente da Câmara, Odair Paviani (PL). “Como diz o ditado: atrás de um bom homem, sempre tem uma ótima mulher. Isso faz jus ao casal. Todas as atividades que seu Ítalo fez, a dona Lígia estava junto”, acrescentou a vereadora Viviani Vallarini (PSD).







