Você está aqui: Página Inicial / Câmara discute em audiência pública proposta que incentiva reciclagem e ações solidárias

Câmara discute em audiência pública proposta que incentiva reciclagem e ações solidárias

por Pedro Marconi publicado 04/12/2025 17h48, última modificação 04/12/2025 17h48

Encontro acontece na tarde desta sexta-feira e é aberto a toda a comunidade, que também poderá acompanhar pelas redes sociais


A Câmara Municipal de Cambé discute em audiência pública nesta sexta-feira (5), a partir das 14h, o projeto de lei nº 71/2025, que institui o programa municipal “Ciclo do Bem”, voltado à arrecadação de tampinhas plásticas, lacres metálicos e blisters para apoio a instituições assistenciais e de proteção animal. A proposta também busca criar o mês municipal de Conscientização e Arrecadação de Materiais Recicláveis, a ser celebrado anualmente em junho, com ações intensificadas no dia 5, data oficial da campanha.

O texto é assinado pelo presidente da Casa, Odair Paviani (PL), com os vereadores Ellen Affonso (União), Ademilson (MDB) e André do Carmo (PL). A audiência é aberta a toda a comunidade e será na sede do poder Legislativo - avenida Inglaterra, 655 - e terá transmissão pelo YouTube e Facebook da Câmara.

O PL prevê que prédios públicos funcionem como pontos de coleta, estimulando a participação da comunidade e a educação ambiental, além de estabelecer diretrizes como incentivar escolas e cidadãos a separar materiais recicláveis e transformar esses resíduos em fonte de renda para entidades sociais.

Prefeitura, unidades de saúde, escolas, bibliotecas, ginásios, centros comunitários e a Câmara Municipal poderão aderir como pontos de arrecadação. Estabelecimentos privados também vão poder participar. Cada ponto poderá definir qual instituição será beneficiada, desde que a entidade comprove atuação social ou de proteção animal. Durante o encontro, será debatido e destacado como a iniciativa pode ser instrumento de sustentabilidade, engajamento comunitário e apoio a entidades do município.

Irão falar com a comunidade e os vereadores Aumari Aparecida Pagotto, professora do colégio estadual São José; Aurea de Gouveia Piai, diretora do colégio estadual São José; Leila Elvira Pavanelli, bióloga, mestre em produção vegetal e coordenadora pedagógica do ensino fundamental anos finais e ensino médio do INSA; Flavia Iwakura, secretária de Assistência Social e Cidadania de Cambé; e Vagner Roberto Batistela, professor doutor associado do departamento de Farmacologia e Terapêutica da Universidade Estadual de Maringá e membro efetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Entre os temas a serem abordados estão a importância dos projetos sociais, o impacto da sustentabilidade na sociedade e os resultados de iniciativas solidárias que se unem a medidas sustentáveis.



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1079
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo