Câmara e prefeitura discutem ações para prevenir ataques de animais soltos
Forças de segurança serão chamadas e comissão irá analisar melhorias na legislação municipal
Os vereadores se reuniram na última sexta-feira (19) com o prefeito Conrado Scheller (PSD) e representantes do Executivo para discutir medidas a serem adotadas diante da presença de animais soltos nas ruas e de ataques registrados contra seres humanos. Nos últimos meses, ao menos três casos foram contabilizados, sendo que, em um deles, a vítima sofreu ferimentos graves.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações que já estão em andamento em defesa da causa animal. Entre elas, destaca-se a parceria com a Unifil para o atendimento de cães e gatos de rua ou comunitários que tenham sido atropelados, abandonados ou que estejam em situação crítica de saúde ou com doenças em estágio avançado. Também foram citadas a distribuição de ração e medicamentos para cuidadores, a castração de animais pertencentes a famílias de baixa renda e a incorporação de veterinários ao quadro de servidores do município.
Outro ponto abordado foi a necessidade de reforçar a responsabilidade dos tutores que negligenciam os cuidados com seus animais. Além do aumento das autuações administrativas, foi ressaltada a importância da responsabilização criminal nesses casos. “É preciso que outros órgãos também atuem para que possamos tentar evitar novos ataques”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Odair Paviani (PL).
Ao final da reunião, ficou definido que as forças de segurança serão acionadas para detalhar os protocolos de atendimento dessas ocorrências, bem como o papel dos órgãos administrativos. Será criada uma comissão com a finalidade de analisar e propor melhorias na legislação municipal relacionada a animais soltos que representam risco à população.







