Câmara entrega moção honrosa à paróquia São Francisco Xavier pelo jubileu de ouro
Paróquia do jardim Santo Amaro vai completar 50 anos de história, compromisso pastoral, formação cristã e serviço à população
A Câmara Municipal entregou na noite de terça-feira (16) a moção honrosa à paróquia São Francisco Xavier pelos 50 anos de história. A cerimônia, que reuniu representantes dos poderes Legislativo e Executivo e integrantes da comunidade, aconteceu no salão da paróquia, no jardim Santo Amaro. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, Odair Paviani (PL), e foi aprovada no início do mês de forma unânime por todos os vereadores.
A paróquia foi fundada em fevereiro de 1976 pelos Missionários Xaverianos e, com o tempo, passou a contar com várias pastorais e movimentos, como catequese, coroinhas, grupo de jovens, Congregação Mariana, Ministros da Eucaristia, Vicentinos e Apostolado da Oração. As iniciativas contribuíram para a formação humana e religiosa de várias gerações, desenvolvendo uma trajetória marcada pelo compromisso pastoral, formação cristã e serviço à população.
Atualmente a paróquia atende cerca de oito mil fiéis e conta com duas capelas: Divino Espírito Santo, no conjunto Castelo Branco, e Sagrada Família, no jardim União. “Homenagear a paróquia é uma forma de reconhecer a importância do trabalho pastoral e social que tem realizado ao longo de cinco décadas, sendo sinal de esperança para centenas de famílias e fortalecendo a fé em nossa cidade”, destacou Paviani.
Representando o presidente da Câmara na entrega da honraria, o vereador Gallego (União) enalteceu todas as conquistas da paróquia e da comunidade. “Meio século de muito trabalho, história, conquistas, muitas famílias unidas aqui. É uma homenagem merecida e que Deus abençoe a todos”. Também participaram do evento os vereadores André do Carmo (PL), Dr. Fernando Lima (União), Ellen Affonso (União), Pi da Terraplanagem (MDB) e Viviani Vallarini (PSD).
O padre Rodrigo Fávero lembrou da origem da paróquia e do crescimento ao longo dos anos, principalmente na espiritualidade. “Há meio século, sob a bênção divina e o pioneirismo de nossos fundadores, ergueu-se este santuário de caridade e eternidade, iniciado com uma simples capela de madeira. Essa comunidade sempre se inspirou na vida humilde e missionária de São Francisco Xavier. Rendemos graças por esses 50 anos de evangelização e obras sociais que tecem o tecido de nossa história coletiva”, refletiu.
RECONHECIMENTO
Os parlamentares parabenizaram a atuação dos fiéis em todas as atividades celebrativas. “Parabéns a cada um de vocês, ao padre pela força e a todos que fazem essa paróquia ser grande”, pontuou o vereador André do Carmo (PL). “Acompanho o trabalho da paróquia e sempre vejo o esforço de todos. Conheci vocês pelo testemunho do que fazem”, disse a vereadora Ellen Affonso (União).
“Esta moção é o reconhecimento de todo trabalho, de toda a contribuição que a paróquia dá ao poder público. O que seria de um município se não houvesse paróquias como essa daqui? Cuidando de pessoas”, ressaltou o vereador Dr. Fernando Lima. “Que a dedicação de vocês sirva de exemplo até outras cidades, porque aqui é tudo muito organizado e bonito”, observou o vereador Pi da Terraplanagem. “Poderia falar de fé, amor, esperança, mas escolhi gratidão. Gratidão a Deus por nos permitir e nos conduzir dentro dessa comunidade por meio da pessoa do padre Rodrigo”, acrescentou a vereadora Viviani Vallarini.
PREPARAÇÃO
A paróquia São Francisco Xavier tem vivido a cada mês de preparação para o jubileu de ouro temas diferentes, sendo o de dezembro “Poder público e comunidade”. Além disso, a estrutura tem passado por reformas, com a construção de uma nova capela auditório. “Agradecemos a oportunidade, a presença da comunidade, das autoridades e de todas as pastorais que têm sido fundamentais neste jubileu”, afirmou Leonildo Aparecido Julião, o Tokinho, que é o coordenador do jubileu do poder público.
O prefeito Conrado Scheller (PSD) comentou sobre a importância da permanência da palavra e da fé ao longo do tempo. Segundo ele, a força do local não está apenas na estrutura física, mas na união e na diversidade da comunidade. “Essa compreensão em Cristo é muito importante”, constatou.







