Câmara Municipal reconhece trabalho da Associação Reverence com título de utilidade pública
Concessão permitirá que a instituição acesse recursos públicos para ampliar trabalho de inclusão social por meio da ginástica rítmica e do balé clássico
Com oito anos de história, a Associação Cultural e Esportiva Reverence teve o trabalho reconhecido pela Câmara Municipal. Durante a sessão desta semana, os vereadores aprovaram o título de utilidade pública municipal para a instituição, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, democratizando o acesso à ginástica rítmica e ao balé clássico.
A concessão vai permitir que a associação – que fica no jardim Santo Amaro - possa acessar recursos públicos e isenções fiscais, podendo ampliar a capacidade de atuação. “Esse reconhecimento vai ser muito importante para que tenhamos mais conquistas e continuemos ajudando muitas crianças por meio do esporte. Hoje são cerca de 60 crianças atendidas com aulas no período da manhã e à tarde”, destacou Antônio Damasceno, presidente da entidade.
Os alunos da Reverence já participaram de competições e obtiveram resultados expressivos, como o segundo lugar por equipe na categoria juvenil no Campeonato Estreantes da Federação Paranaense de Ginástica Rítmica em 2022. O projeto busca o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo a saúde física e mental.
O projeto de lei propondo o título foi apresentado pelo vereador André do Carmo (PL). “A associação Reverence não é apenas uma entidade desportiva, mas uma força transformadora. As modalidades que muitas vezes parecem distantes da realidade de diversas crianças, são usadas pela associação como ferramentas poderosas de inclusão social e cultural, levando as crianças para a cidadania”, afirmou.
A aprovação teve adesão de todos os parlamentares. “Queremos parabenizar todos os Reverence. Temos certeza de que o título vai fazer com que a associação ajude ainda mais crianças”, projetou o vereador Gallego (União). “Esse título vai abrir portas e fazer com que mais pessoas enxerguem o projeto”, comentou a vereadora Ellen Affonso (União). “Poderão buscar recursos junto à Receita Federal”, sugeriu o presidente da Casa, Odair Paviani (PL). “Olhar para as crianças é olhar para o futuro e a associação está cuidando do futuro das crianças”, comentou a vereadora Viviani Vallarini (PSD).
Os vereadores enalteceram a dedicação e a integridade dos responsáveis pelo projeto. “Sem dúvidas, esse é um dos títulos de utilidade pública mais merecidos que já votamos aqui”, observou o vereador Dr. Fernando Lima (União). “É um projeto que é uma verdadeira bênção. Quando se resgata jovens, são verdadeiros heróis que estão nessa instituição”, frisou o vereador Ademilson (MDB). “É um trabalho lindo”, classificou a vereadora Patrícia da Farmácia. “Estamos sempre acompanhando e vendo como a associação consegue mudar a vida de diversas crianças e jovens”, pontuou o vereador Lucas Mil Grau (PSD).
O texto passará por segunda votação na próxima segunda-feira (8).