Câmara promove audiência pública sobre projeto do Dia do Antigomobilismo em Cambé
Toda a comunidade é convidada a participar do debate para inclusão de data comemorativa no calendário oficial da cidade
A Câmara Municipal promove nesta quarta-feira (1º), às 14h, no prédio do Legislativo (av. Inglaterra, 655), uma audiência pública para apresentar e debater o projeto de lei 57/2025, de autoria da vereadora Ellen Affonso (União). A proposta busca incluir no calendário oficial de comemorações de Cambé o Dia do Antigomobilismo, a ser comemorado anualmente no segundo domingo do mês de novembro.
O encontro é aberto a toda a comunidade, em especial às pessoas que gostam de carros antigos e marcas. Durante a audiência, estão previstas falas sobre vários temas que envolvem o antigomobilismo e importância. Entre os convidados estão o empresário Valdomiro Augusto, que realiza evento na cidade; o servidor do Museu Histórico, Eduardo Pavinato; a secretária de Segurança Pública e Trânsito, Thays Kuchenbecker; e o empresário Paulo Cesar Jorge Filho.
"Essa audiência será um espaço democrático e participativo, aberto à comunidade, para que todos possam contribuir com ideias e opiniões. Nosso objetivo é promover o debate sobre mobilidade urbana, a história do antigomobilismo em Cambé, a preservação do meio ambiente e a valorização dos colecionadores da nossa cidade, fortalecendo encontros que geram cultura, integração e convivência em nossa sociedade", destacou a vereadora Ellen Affonso.
O antigomobilismo é um movimento que busca a restauração, conservação e exibição de automóveis clássicos antigos, com a intenção de manter viva a história. Em Cambé, existem vários grupos organizados que congregam centenas de pessoas que têm como hobby a prática de conservação de carros antigos. O antigomobilista, por exemplo, é quem se interessa por participar de atividades ligadas a automóveis antigos, pessoas que possuem um carinho especial por determinado carro ou marca e mantêm o veículo com as peças originais para preservar o automóvel que um dia fez parte da história da sociedade.
A audiência será transmitida em tempo real pelo YouTube e o Facebook da Câmara Municipal de Cambé. "Espero que esse momento seja de escuta, diálogo e construção coletiva, unindo diferentes setores para pensarmos juntos em um futuro mais sustentável, culturalmente rico e humano para Cambé", frisou.