Câmara reforça compromisso com mobilidade e sustentabilidade ao debater o Dia do Ciclista
Audiência pública ouviu pessoas envolvidas com o ciclismo, que destacaram a importância para a saúde, o lazer e o dia a dia no trânsito
A Câmara Municipal sediou na noite de terça-feira (11) uma audiência pública que debateu e apresentou o projeto de lei 68/2025, de autoria da vereadora Patrícia da Farmácia (PL), que busca instituir no calendário de comemorações de Cambé o Dia Municipal do Ciclista, a ser celebrado todo dia 19 de agosto de cada ano. A data, mesma da celebração nacional, foi escolhida em homenagem a Pedro Davison, ciclista que foi atropelado por um motorista embriagado em Brasília, em 2006.
Durante a audiência, pessoas que praticam o ciclismo e representantes do município puderam falar sobre as experiências com a bicicleta e os impactos positivos. Também estiveram presentes no encontro o presidente do Legislativo, Odair Paviani (PL) e os vereadores André do Carmo (PL) e Ellen Affonso (União).
Segundo a autora do PL, a proposição quer chamar a atenção para a mobilidade urbana, a sustentabilidade e a segurança no trânsito e qualidade de vida. “A bicicleta é ao mesmo tempo um meio de transporte, um instrumento de lazer e um símbolo de saúde e liberdade. Esta data pode inspirar ações educativas, campanhas de conscientização e, principalmente, políticas públicas que garantam infraestrutura adequada e proteção aos ciclistas”, afirmou a vereadora Patrícia da Farmácia (PL).
Ciclista em Londrina, Alex da Silva relatou o quanto o ciclismo o ajudou a superar um drama pessoal. “Há dois anos e meio enfrentei uma dengue grave. Foram oito dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 dias no hospital. Um dos médicos que me atendeu disse que só estou vivo por Deus e pela bicicleta, porque, se não fosse atleta, não teria conseguido vencer. Esse projeto é o pontapé inicial para trazer outras ações boas para quem pedala”, ressaltou.
O servidor público José Luiz Rodrigues, de Cambé, destacou que o projeto pode incentivar mais pessoas a aderirem à bicicleta para locomoção. “A bicicleta é meio de transporte, é lazer, esporte. Representa saúde, economia, sustentabilidade e qualidade de vida. Acima de tudo, representa pessoas que dividem diariamente as vias com carros, motos e caminhões e merecem circular com segurança e respeito. A instituição deste dia permitirá que o município faça mais campanhas educativas e debata a infraestrutura cicloviária”.
O diretor da secretaria municipal de Esportes, Vinicius Simões da Silva, agradeceu a parceria da Câmara. “Essa Câmara é uma das que mais se importam com o esporte, independentemente de modalidade e região. Somos gratos pela parceria com todos os integrantes. A parceria com o esporte é sempre motivadora e traz resultados positivos para a vida de todos”, avaliou.
O presidente da Casa lembrou que o Legislativo tem reforçado junto ao município a construção de mais ciclovias. “Temos duas ciclovias sendo construídas e já conversamos algumas vezes com o prefeito para construir mais. Isso pode incentivar quem usa a bicicleta para ir até o trabalho”, exemplificou Odair Paviani.
O projeto deverá ser votado no plenário nas próximas semanas. “A partir da aprovação desse projeto, será um marco importante para Cambé, com o ciclismo tendo a valorização que merece”, enalteceu o vereador André do Carmo. “Temos vários exemplos de como o ciclismo fez pessoas mudarem de vida, ajudando a saúde física e mental”, lembrou a vereadora Ellen Affonso.







