Cambé avança na criação de rede de enfrentamento à violência contra a mulher
Presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Londrina apresentou o exemplo da cidade. Autoria: Pedro Marconi
Câmara Municipal sediou reunião que debateu a implantação de grupo intersetorial para reforçar a defesa e proteção dos direitos das mulheres
Cambé deverá ter, em breve, uma rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O primeiro passo para a criação desta estrutura foi dado na quinta-feira (16), na Câmara Municipal, durante uma reunião promovida pela Patrulha Maria da Penha da 11ª Companhia Independente, com o apoio da Procuradoria da Mulher do Legislativo. O encontro contou com a participação de diversas autoridades, com representantes do poder judiciário, Ministério Público, forças de segurança, prefeitura, Defensoria Pública e Conselho da Mulher.
A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Londrina, Sueli Galhardi, foi convidada para trazer o exemplo do funcionamento da rede em Londrina, que funciona há 13 anos, e em Tamarana, que foi criada há menos de dois, tendo como base o que existe em Londrina. Ela destacou o papel de cada serviço envolvido e a importância da união para combater a violência contra a mulher e garantir os direitos das vítimas.
“A rede é um lugar onde circula a informação. A rede é horizontal, em que todos são essenciais. A rede estuda como prevenir a violência e como trabalhar os dados na busca por mais políticas públicas e proteção. A rede ainda é um espaço de qualificação”, elencou Galhardi.
As vereadoras que integram a Procuradoria da Mulher da Câmara acompanharam a reunião e incentivaram ações concretas a partir de tudo que foi debatido. A procuradoria é composta pelas vereadoras Viviani Vallarini (PSD), procuradora, e Ellen Affonso (União) e Patrícia da Farmácia (PL), procuradoras adjuntas. O presidente da Casa, vereador Odair Paviani (PL), também esteve presente.
Foi definido que, em novembro, acontecerá o segundo encontro do grupo, novamente no prédio do Legislativo, com o objetivo de formatar a rede e somar outras secretarias e setores da sociedade.







