Ciclistas ganham visibilidade em proposta que fortalece a mobilidade em Cambé
Vereadores aprovaram projeto de lei que institui no calendário de comemorações da cidade o Dia Municipal do Ciclista
A Câmara Municipal aprovou em primeira discussão o projeto de lei 68/2025, de autoria da vereadora Patrícia da Farmácia (PL), que institui no calendário de comemorações de Cambé o Dia Municipal do Ciclista, a ser celebrado anualmente em 19 de agosto. A data vai ao encontro da celebração nacional, que lembra a história de Pedro Davison, ciclista que morreu atropelado por um motorista embriagado em Brasília, em 2006.
A vereadora autora do texto destacou que a ideia surgiu após conversas com ciclistas, grupos e moradores em geral que dependem da bicicleta. “A criação dessa data não é apenas simbólica. Representa o reconhecimento e respeito a todos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer, ferramenta de trabalho. O ciclista faz parte do cotidiano da cidade e merece visibilidade, valorização e políticas públicas que garantam segurança”, defendeu.
Entre os objetivos do projeto estão a valorização da mobilidade sustentável, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e ecológico; promover a segurança no trânsito, com ações educativas voltadas a ciclistas, motoristas e pedestres; estimular práticas saudáveis e esportivas, por meio de eventos, passeios ciclísticos e campanhas; fomentar políticas públicas de infraestrutura cicloviária, como ciclovias, bicicletários e sinalização adequada.
Uma audiência pública foi realizada no início do mês para debater a proposta. “O conteúdo da audiência pública foi importante. Quando pensamos nos grupos de ciclismo, já pensamos nas pessoas que se recuperaram da depressão, obesidade. Esse projeto vem para incentivar as pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável”, comentou a vereadora Ellen Affonso (União). “É um projeto que influencia a vida das pessoas, que fala da saúde, do lazer, da família”, acrescentou a vereadora Viviani Vallarini (PSD).
O presidente da Casa lembrou que muitos trabalhadores utilizam a bicicleta para ir e voltar do serviço diariamente em Cambé. “Na Estrada da Bratslava, por exemplo, muitas pessoas usam a bicicleta para trabalhar em obras e condomínios. Temos que pensar a bicicleta de forma ampla, na mobilidade”, ressaltou Odair Paviani (PL).
O Dia do Ciclista vai possibilitar que o poder público organize ou apoie atividades comemorativas, educativas e de conscientização em parceria com entidades e organizações da sociedade civil. “É um ótimo projeto e algo a mais para as famílias participarem”, disse o vereador Pi da Terraplanagem (MDB). “Tendo a data, faz com que a cidade olhe para o ciclista. É um projeto que vai chamar a atenção das pessoas”, avaliou o vereador Ademilson (MDB).
Os parlamentares ainda frisaram que faixas exclusivas para ciclistas estão sendo construídas na cidade e que agora a tendência é que este número aumente. “Há cerca de cinco anos não víamos obras que beneficiavam os ciclistas. Hoje vemos no Santo Amaro, Ana Rosa. Esperamos que, por meio desse projeto, conquistemos mais ciclovias”, observou o vereador Gallego (União). “Estamos avançando e o projeto vem de encontro à necessidade local que temos”, completou o vereador Dr. Fernando Lima (União).
O projeto volta à pauta para segunda votação na próxima segunda-feira (1º).







