Com 40 anos de história, Museu é reinaugurado em Cambé
Vereadores participaram da reabertura do espaço, que agora está no piso inferior do Centro Cultural após reforma
Um dia após completar 40 anos de existência, o Museu Histórico de Cambé foi reinaugurado nesta sexta-feira (31). A estrutura, que antes funcionava no piso superior do Centro Cultural, agora está na parte debaixo, o que acontece após uma ampla reforma. O espaço que guarda a história da cidade passou de 350 metros quadrados para 750 metros quadrados com a mudança.
O evento que marcou a reabertura do museu reuniu representantes da prefeitura, da cultura, comunidade em geral e também a Câmara, que marcou presença com os vereadores Odair Paviani (PL), presidente da Casa, Viviani Vallarini (PSD), André do Carmo (PL), Ellen Affonso (União), Patrícia da Farmácia (PL) e Pi da Terraplanagem (MDB). Os parlamentares visitaram o museu e destacaram a importância de valorizar e cuidar da história dos pioneiros e que segue sendo construída.
O museu foi inaugurado em 30 de outubro de 1985, tendo como primeira sede a rua França, 546. Na década de 1990, foi transferido para o Centro Cultural, na rua Pará, onde permanece até hoje, preservando a memória de Cambé por meio de fotos, vídeos, objetos e recortes históricos.
“O que nós fizemos aqui coloca o Museu Histórico de Cambé em um patamar muito alto. Temos uma representatividade em termos de instituição e memória que não perdemos para nenhum outro museu”, enalteceu o historiador Eduardo Pavinato.







