Você está aqui: Página Inicial / Com apoio dos vereadores, Cambé lança campanha contra esmolas e a favor da reinserção social

Com apoio dos vereadores, Cambé lança campanha contra esmolas e a favor da reinserção social

por Pedro Marconi publicado 01/12/2025 12h07, última modificação 01/12/2025 12h07
Com apoio dos vereadores, Cambé lança campanha contra esmolas e a favor da reinserção social

Iniciativa foi apresentada no calçadão. Autoria: Pedro Marconi

“Não dê esmola, dê oportunidade” busca conscientizar a população sobre outras maneiras de ajudar as pessoas em situação de rua

 

No último sábado (29) foi lançada no calçadão de Cambé a campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”, lançada pela prefeitura. A reunião a céu aberto reuniu representantes da sociedade civil, igrejas, entidades filantrópicas, forças de segurança e Câmara Municipal, que esteve representada pelo presidente da Casa, Odair Paviani (PL), e pelos vereadores Viviani Vallarini (PSD), André do Carmo (PL) e Lucas Mil Grau (PSD).

A iniciativa já havia sido debatida em setembro, após o município identificar, por meio de análise, que muitas pessoas em situação de rua estavam usando o dinheiro que ganham em semáforos ou pedindo em lojas com a compra de drogas. A prefeitura tem destacado que “dar esmola pode parecer um gesto de solidariedade, mas, na prática, mantém a pessoa nas ruas”.

Atualmente, a cidade oferece para os moradores de rua acolhimento e banho, abrigo temporário, documentação e apoio psicológico, encaminhamento para cursos e o mercado de trabalho e também para a cidade de origem, caso a pessoa deseje. A orientação para a população é que, ao se deparar com uma pessoa em situação de rua, acione o Serviço de Abordagem Social pelo telefone 43 99189-8789 (WhatsApp). Se houver perturbação de sossego, o telefone é o da Polícia Militar, o 190.

Os vereadores demonstraram apoio à campanha e reforçaram a importância da conscientização para resgatar as pessoas das ruas e oferecer a elas um recomeço com dignidade e longe dos vícios. “Uma campanha que reforça o cuidado, acolhimento e a construção de políticas públicas para quem mais precisa”, destacou Odair Paviani.

Estudo conduzido pela secretaria municipal de Assistência Social, com o apoio das forças de segurança, apontou que o perfil da maioria das pessoas em situação de rua em Cambé é de homens, em idade economicamente ativa e quase a totalidade com algum tipo de vício em substâncias psicoativas.



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1079
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo