Conseg Rural de Cambé é formalizado para fortalecer a proteção no campo
Câmara Municipal sediou a entrega da Carta Constitutiva ao conselho eleito, em evento que reuniu autoridades, forças de segurança e produtores rurais
O Conselho Comunitário de Segurança Rural de Cambé, o Conseg Rural de Cambé, foi oficialmente criado na noite de quinta-feira (13). A solenidade de entrega da Carta Constitutiva ao conselho eleito em 25 de junho, o que formaliza a atuação do grupo, aconteceu no plenário da Câmara Municipal, que recebeu autoridades, forças de segurança, produtores rurais e empresários ligados ao campo.
O Conseg Rural de Cambé tem como objetivo fortalecer a integração entre as forças de segurança, o poder público e a comunidade rural, promovendo ações preventivas e de colaboração para garantir mais segurança no campo. A cidade tem cerca de 1.500 propriedades inscritas no Cadastro Ambiental Rural. Aproximadamente 60% do território cambeense é agrícola.
Para o presidente da Câmara, vereador Odair Paviani (PL), o Legislativo receber uma cerimônia tão significativa para a sociedade é motivo de alegria e orgulho. “Iniciativas como essa incentivam a participação comunitária e estreitam os laços entre a população e as forças de segurança. A Câmara estará sempre à disposição para colaborar e o empréstimo de nosso plenário demonstra exatamente isso: que este é um espaço do povo, aberto para iniciativas que visam o bem da comunidade. Parabenizo os integrantes do Conseg Rural pela dedicação e disposição em trabalhar por um campo mais seguro e uma Cambé cada vez melhor”, enalteceu.
É a primeira vez que Cambé conta com um conselho comunitário de segurança voltado para as pautas rurais. Há cerca de três anos, os produtores começaram a se organizar e formaram uma comissão, em meio às discussões pelo retorno da Patrulha Rural da Polícia Militar, o que foi alcançado numa articulação junto ao município e Estado. “Na época, foi solicitado um cadastramento das propriedades junto às equipes da patrulha, porque dessa forma a polícia conseguiria saber onde estavam localizadas as propriedades. Uma placa simboliza essa conquista”, relembrou o presidente do Conseg Rural, João Inocente Neto. “Vamos seguir firmes, levando a voz dos produtores até as autoridades”, frisou.
Gerente geral dos Consegs no Paraná, o coronel da Polícia Militar, Cherade Elias Gera, integrou a mesa de honra da solenidade e fez a entrega da Carta Constitutiva ao presidente, vice, secretários e tesoureiro eleitos para um mandato de dois anos. “Sem a participação da comunidade, não existe segurança pública com satisfação”, refletiu, destacando a importância de uma atuação preventiva para garantir a segurança dos cidadãos.