Você está aqui: Página Inicial / Programa que une saúde e educação será reconhecido com moção pela Câmara

Programa que une saúde e educação será reconhecido com moção pela Câmara

por Pedro Marconi publicado 30/07/2025 10h02, última modificação 30/07/2025 10h02
Programa que une saúde e educação será reconhecido com moção pela Câmara

Autoria: Gisele Cabrera/Prefeitura de Cambé

Servidoras e secretárias que desenvolveram o projeto "Saúde Nota 10 – Uma Nova Aula Começa em Cambé" em escolas e creches vão ser homenageadas na próxima segunda-feira

 

Unir a saúde e a educação para o desenvolvimento de pessoas conscientes, dos menores aos adultos. Essa é a essência do programa "Saúde Nota 10 – Uma Nova Aula Começa em Cambé", que teve a importância reconhecida pela Câmara Municipal e, na próxima segunda-feira (4), será homenageado com entrega de moção honrosa para as servidoras e secretárias envolvidas. A proposição é das vereadoras Ellen Affonso (União Brasil) e Patrícia da Farmácia (PL). O projeto foi aprovado em junho pelos parlamentares.

Vão ser homenageadas na sessão Juliana Marisa Teruel Silveira da Silva, responsável técnica da Atenção Básica e coordenadora do Programa Saúde na Escola; Talita Maria Bengozi Gozi, secretária municipal de Saúde Pública; Núbia Mara Mattos Francisquini, diretora de Atenção Básica; Estela Camata, secretária municipal de Educação e Cultura; Angela Cristina Alves de Melo, assessora pedagógica da secretaria de Educação; Cleonice Rafalski Escobosa, enfermeira coordenadora dos Serviços de Saúde da Família; Fernanda Aparecida de Carvalho Alves, professora da escola municipal Padre José de Anchieta; Bruna Franciele Dias Gonçalves, do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Pasquina Romagnolo Jacomel; Patrícia Salles Rocha Bonfim CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Munhoz Zerbetto; e Rosely de Oliveira Batista, coordenadora dos serviços de controle e monitoramento dos indicadores da Atenção Básica.

O "Programa Saúde na Escola: Saúde Nota 10 – Uma Nova Aula Começa em Cambé!" tem sido desenvolvido há cerca de dois anos na rede municipal de ensino. Entre 2023 e 2024, por exemplo, o município implementou o projeto em três escolas, envolvendo mais de 530 alunos, além das famílias. Por conta dos desafios vividos durante o período de pandemia de Covid-19, foram desenvolvidas novas estratégias para melhorar o engajamento e os resultados do programa, com as crianças tendo contato - de forma lúdica - com temas como vacinação, doenças e até manobra de desengasgo. Uma equipe multiprofissional se envolveu nas ações.

A experiência local recebeu o prêmio regional da 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PR) e Conasems. As vereadoras que propuseram a moção destacaram que "a participação dos responsáveis nas atividades possibilitou a atualização do calendário vacinal de crianças, impactando positivamente a cobertura vacinal". "A triagem visual permitiu a identificação precoce de déficits importantes, promovendo a prevenção de complicações, a melhoria da qualidade de vida e o desempenho escolar. O PSE mostra-se como uma ferramenta estratégica para a educação em saúde, considerando o potencial multiplicador de crianças e adolescentes", frisaram Ellen Affonso e Patrícia da Farmácia.



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1079
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo