Reconhecimento ao esforço e à superação: Instituto Fênix será homenageado pela Câmara
Seis atletas e três colaboradores vão receber moção honrosa do Legislativo após aprovação de projeto na última sessão
O Instituto Fênix será homenageado pela Câmara Municipal por meio de seis atletas e três colaboradores. Na segunda-feira (10), os vereadores aprovaram por unanimidade a moção honrosa 7/2025, apresentada pela vereadora Ellen Affonso (União). A entrega da honraria deverá acontecer no dia oito de dezembro, após a sessão ordinária.
Receberão a moção os atletas de halterofilismo (levantamento de peso) na modalidade paralímpica Marcos Vinícius da Silva, Otavio Augusto dos Santos Cordeiro, Erasmo José Rodrigues, Rogério Garcia Bena, Dorival Jesus Jorge e Marcelo Baldo Rosa. Também serão homenageados Gustavo Henrique Terra Neri, técnico da equipe; Angelita Lima, colaboradora da entidade há quatro anos; e Silmeri Patricia Rossi, coordenadora do Centro da Juventude.
O Instituto Fênix foi fundado em 2010 com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão social por meio do esporte adaptado, voltado para pessoas com deficiência física. Inicialmente, as atividades começaram na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, com o tempo, os próprios atletas fundaram oficialmente a instituição para garantir a continuidade dos treinos e competições.
Atualmente, o instituto realiza os treinamentos no Centro da Juventude de Cambé e representa o município em competições nacionais. Desde a fundação, já atendeu 20 atletas e conquistou diversos títulos, incluindo campeonatos Paranaense e Brasileiro. A equipe é composta por cinco atletas profissionais e um iniciante.
Entre os principais destaques, um atleta já conquistou sete vezes o título de Campeão Brasileiro de Halterofilismo, evidenciando o potencial e a dedicação do Instituto Fênix. “O halterofilismo paralímpico é para pessoas com deficiência física nos membros inferiores. No caso do instituto, todos que treinam são cadeirantes. É surpreendente o tanto de carga que eles conseguem erguer. Essa moção é para reconhecer os diversos títulos que ganharam e continuam ganhando, representando nossa cidade”, enalteceu a vereadora Ellen Affonso.
Os parlamentares destacaram o papel da entidade em transformar e ressignificar vidas por meio do esporte. “O trabalho que eles realizam é inspirador e com o esporte promovem a inclusão, superação e valorizam as pessoas com deficiência”, comentou a vereadora Patrícia da Farmácia (PL). “Estive há alguns dias no Centro da Juventude e conheci os atletas. É emocionante ver o esforço e o trabalho que fazem. A cidade tem se destacado na modalidade”, afirmou o presidente da Casa, Odair Paviani (PL).







