Vereadores aprovam em primeira discussão programa “Estudante na Câmara”
Entre os objetivos do programa está estimular a consciência política e o exercício da cidadania. Autoria: Pedro Marconi
Projeto será desenvolvido por meio de visitas guiadas à Câmara, em que os estudantes poderão conhecer os setores administrativos, a estrutura organizacional e o trabalho dos vereadores
A Câmara de Vereadores de Cambé aprovou em primeira discussão, durante a sessão ordinária da última segunda-feira (22), o Projeto de Resolução nº 01/2025, que institui o programa “Estudante na Câmara”. A proposta tem como objetivo aproximar o poder Legislativo municipal dos alunos da rede pública e privada de ensino, promovendo conhecimento sobre o funcionamento da Casa e incentivando a participação cidadã.
De acordo com o texto, apresentado pela Mesa Executiva, o programa será desenvolvido por meio de visitas guiadas à Câmara Municipal, nas quais os estudantes poderão conhecer os setores administrativos, a estrutura organizacional e o trabalho dos vereadores. Também estão previstas palestras, apresentação de materiais pedagógicos, debates e a possibilidade de diálogo direto com os parlamentares.
O público-alvo são alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, além de estudantes de instituições sem fins lucrativos e do ensino superior. A participação se dará mediante adesão voluntária das escolas, que deverão agendar previamente as visitas junto ao Legislativo.
“Estamos com a visita das crianças na prefeitura, museu, biblioteca e gostaríamos de incluir a passagem pela Câmara. Saber o papel do vereador vai ser importante para quando essa criança ou adolescente chegar no período de poder votar, pois, terá consciência sobre o papel da pessoa que vai escolher”, destacou o presidente da Casa, vereador Odair Paviani (PL).
Entre os principais objetivos do programa estão estimular a consciência política e o exercício da cidadania; fomentar a compreensão sobre a importância da democracia e integrar a comunidade escolar ao processo legislativo. “Esse projeto vai proporcionar o conhecimento sobre a tramitação de projetos de lei e demais atividades legislativas. Nossa Casa vai ensinar o que é um projeto de lei, como acessar essas leis. Vai exercitar a cidadania e a consciência política”, avaliou a vereadora Ellen Affonso (União), segunda-secretária da Câmara.
A expectativa é que a experiência contribua para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes e participativos, ampliando o interesse da juventude pela vida pública e política. “É de interesse mútuo da sociedade incluir jovens e adolescentes a ter um conhecimento maior sobre a política. Esse projeto engloba todos os estudantes. A política é essencial para construir uma sociedade mais democrática”, pontuou a vice-presidente do Legislativo, vereadora Viviani Vallarini (PSD).
O projeto ainda passará por segunda votação antes de ser promulgado e colocado em prática. Uma diretriz também deverá ser publicada para detalhar como serão as visitas.