Vereadores cobram medidas envolvendo o transporte público e pedem poda de árvores
Temas foram debatidos durante a sessão desta semana com o objetivo de promover mais qualidade de vida e segurança para os moradores
Além de votação de moção honrosa, a sessão desta semana também foi importante para os vereadores cobrarem medidas para melhorar a vida dos cambeenses nas áreas de transporte público, arborização e limpeza urbana. Durante o momento de explicações pessoais, o presidente da Câmara, vereador Odair Paviani (PL), alertou a empresa que explora o transporte na cidade sobre os ruídos que estão sendo gerados de forma insistente com ônibus que são deixados na rua Curitiba.
"A empresa está 'brincando com a nossa cara', com ônibus parado todo dia na porta das casas das pessoas, acelerando de noite e madrugada." Está incomodando a população. Desde o final de 2023, tenho feito requerimentos alertando para o problema. Eles têm lucro com a cidade e precisam encontrar um local para deixar os ônibus que não estão rodando", advertiu.
O vereador Lucas Mil Grau (PSD) reforçou a demanda e ainda destacou outra situação que tem prejudicado os passageiros. "Faltam ônibus e existe déficit de horários. A pessoa que trabalha no shopping até 22h chega para ir para o Mutirão e não tem ônibus. Pessoas que precisam de ônibus no Cambé 4 de manhã precisam ir até o Ana Rosa", exemplificou. O vereador Ademilson (MDB) aproveitou para chamar a atenção para a necessidade de pontos de ônibus com mais estrutura no município. "Hoje temos uma deficiência de ponto de ônibus. Tudo indica (após conversar na prefeitura) que teremos pontos até com local para carregar o celular (em breve)", revelou.
INDICAÇÕES VERBAIS
Nas indicações verbais, um tema predominante foi a poda de árvores em Cambé. "Pedimos celeridade na poda de árvores na avenida Esperança. Acredito que é de suma importância, principalmente para a visibilidade (de pedestres e motoristas)", afirmou a vereadora Viviani Vallarini (PSD). O vereador Gallego (União Brasil) solicitou o corte de galhos nas ruas Nilo Peçanha e Amadeu. "Acreditamos que o município precisa fazer um mutirão, promovendo uma poda geral em várias regiões. Isso também reflete na segurança", observou.
A vereadora Ellen Affonso (União Brasil) pleiteou a instalação de lixeiras no Zezão, na pista de caminhada do Cambé 4 e no Ana Rosa. "É uma questão de higiene nessas regiões. Muitas vezes encontramos lixo no chão. É questão de sustentabilidade", frisou. O vereador Pi da Terraplanagem (MDB) indicou uma faixa de pedestres na rua Nossa Senhora do Rocio, próximo à Santa Casa. "Também pedimos a reposição de palanques de concreto no entorno da área de vegetação no Ana Rosa. Tem palitos de concreto faltando e algumas pessoas estão entrando no mato para jogar entulho".
TRIBUNA LIVRE
No espaço aberto à população, o morador do jardim Santo André, Luiz Antunes, reclamou sobre um grande vazio urbano próximo ao imóvel onde tem um comércio, um terreno particular de quase três alqueires que não estaria cumprindo a função social e gerando transtornos. A iniciativa do morador foi elogiada pelo vereador Dr. Fernando Lima (União Brasil). "É uma área que traz sensação de atraso, de prejuízo para o bairro e a cidade. Vamos levar essa discussão para a prefeitura para ver como podemos 'forçar' a utilização de forma a trazer mais função social urbana naquela região", garantiu.







