Você está aqui: Página Inicial / Vereadores pedem reforço na fiscalização contra bicicletas motorizadas

Vereadores pedem reforço na fiscalização contra bicicletas motorizadas

por Pedro Marconi publicado 04/12/2025 15h08, última modificação 04/12/2025 15h08
Vereadores pedem reforço na fiscalização contra bicicletas motorizadas

Assunto foi debatido durante a 39ª sessão. Autoria: Pedro Marconi

Problema tem incomodado moradores e comerciantes em várias regiões de Cambé, oferecendo riscos e causando transtornos

 

A sessão da Câmara de Cambé desta semana foi marcada por um apelo dos vereadores para que o município e as forças de segurança intensifiquem as ações de fiscalização contra bicicletas motorizadas e motos com escapamento adulterado, que vêm causando transtornos, riscos e reclamações constantes dos moradores.

O vereador Dr. Fernando Lima (União) abriu a série de manifestações destacando os comentários crescentes da população. “Que possamos fazer campanhas e ter autuações efetivas, porque a população cambeense está clamando por socorro. Recebemos vídeos e pedidos com denúncias. Autistas, que têm uma sensibilidade maior, não conseguem lidar com o barulho e têm alguns jovens que estão abusando e saindo da normalidade”.

O presidente do poder Legislativo, Odair Paviani (PL), lembrou que a situação também afeta quem trabalha à noite. “Na rua Esperança e no Cambé 2, por exemplo, temos comércios à noite que têm tido movimento e o comerciante paga por algo que não é dele. Sexta-feira e sábado estão difíceis nessas regiões. Esses dias passei em frente ao Fórum Trabalhista e Eleitoral e estava cheio de marcas de pneu de quem dá cavalinho de pau. Precisamos que seja feito algo, indo pra cima dessas motos”, observou.

A vereadora Ellen Affonso (União) disse que a Polícia Militar tem agido, mas precisa do apoio da comunidade. “A PM postou um vídeo pedindo para as pessoas denunciarem no 190. Passam empinando com a bicicleta. A PM está recolhendo e indo para cima junto com a secretaria municipal de Trânsito. Além de atrapalhar quem está trabalhando, é perigoso, há risco de atropelar uma criança, um idoso”, constatou.

A vereadora Viviani Vallarini (PSD) ressaltou que as reclamações se multiplicam em diferentes regiões da cidade. “No último fim de semana estive no Espaço Família e três pessoas pararam e perguntaram sobre a questão dessas bicicletas. Na Castelo Branco são muitos. Nos dias de feira, por exemplo, tem muita bicicleta motorizada e vivem fazendo manobras perigosas. É necessária uma força-tarefa para combater este mal”.

O vereador Gallego (União) pontuou o impacto no sossego dos moradores e dos comerciantes. “Algumas pessoas dando cavalinho de pau, cortando giro. Precisamos ajudar os comerciantes que estão sofrendo. São pessoas que não têm respeito com ninguém, passam de madrugada e tiram a paz do jardim Santo Amaro”, afirmou.

A discussão também incluiu a fiscalização de motocicletas com escapamentos irregulares. O vereador PI da Terraplanagem (MBD) lembrou da necessidade de ampliar o escopo das ações. “A força-tarefa também precisa ser contra motos com escapamento adulterado que andam pela cidade e fazem barulho para todo lado”, solicitou.

O vereador Ademilson (MDB) chamou atenção para a concentração de motociclistas em frente a escolas após o término das aulas. “Nos colégios 11 de Outubro e Manoel Bandeira acabam as aulas e as motos aparecem. Peço reforço na fiscalização também nestes locais”, sugeriu.

Diante da quantidade de reclamações e do impacto direto sobre segurança, trânsito e sossego público, os vereadores defenderam a criação de campanhas educativas, reforço de fiscalização e uma força-tarefa permanente envolvendo secretaria municipal de Trânsito e Polícia Militar. Na semana passada, a prefeitura divulgou vídeo confirmando um aumento na verificação destas bicicletas junto com as forças de segurança.



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1079
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo