Você está aqui: Página Inicial / Vereadores se juntam em mobilização de combate à violência contra a mulher

Vereadores se juntam em mobilização de combate à violência contra a mulher

por Pedro Marconi — publicado 22/07/2025 15h04, última modificação 22/07/2025 15h04
Vereadores se juntam em mobilização de combate à violência contra a mulher

Ato teve início no Calçadão e foi até o Centro Cultural. Autoria: Pedro Marconi

Câmara Municipal participou de caminhada contra o feminicídio e destacou o papel da Procuradoria da Mulher para resguardar direitos


A terça-feira (22) é de combate ao feminicídio. A data que reforça a luta contra a violência contra as mulheres foi instituída por uma lei estadual e lembra a morte da advogada Tatiane Spitzner, pelo próprio marido, há sete anos, em Guarapuava. Integrando a mobilização em todo o Estado, Cambé promoveu a terceira edição da Caminhada do Meio-Dia. A Câmara Municipal participou do ato e ressaltou a importância de políticas públicas de proteção às mulheres e a necessidade de denunciar casos de violência.

A caminhada teve início em frente à paróquia Santo Antônio, no centro, passou pelo Calçadão e foi até o Centro Cultural, reunindo representantes do Legislativo, da prefeitura, escolas, entidades e sociedade civil organizada. Nos cartazes e discursos, alertas sobre a prevenção, conscientização e enfrentamento das várias formas de violência contra as mulheres. Todos vestiram roupas brancas para pedir paz.

O presidente da Câmara, vereador Odair Paviani (PL), lembrou do compromisso da Casa com a defesa das mulheres, inclusive, com a criação da Procuradoria da Mulher. "A procuradoria se junta à secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania no combate à violência contra as mulheres. Hoje temos três vereadoras mulheres na Câmara, trazendo um outro olhar para o dia a dia do Legislativo", enalteceu.

Procuradora da Mulher, a vereadora Viviani Vallarini (PSD) refletiu sobre os espaços na cidade que estão à disposição para ajudar a quebrar o ciclo da violência. "No nosso município temos uma gestão voltada às famílias e às mulheres. Que todos saibam que dentro da Câmara tem a Procuradoria da Mulher de portas abertas", destacou. Também estiveram presentes os vereadores Lucas Mil Grau (PSD) e Pi da Terraplanagem (MDB).

O Paraná foi o terceiro estado no País com mais feminicídios no ano passado: 109. Em Cambé, a secretaria municipal de Assistência Social registrou 267 mulheres vítimas de algum tipo de violação dos direitos em 2024, sendo que 138 sofreram violência física. Entre janeiro e junho deste ano já são 122 notificações, em que 65 casos foram de violência física.



  






 

 

Pesquisa de Opinião

Qual o melhor veículo de comunicação para você acompanhar as sessões ordinárias AO VIVO?

FACEBOOK
YOUTUBE
TV
RÁDIO
SITE CÂMARA
spinner
Total de votos: 1079
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo