Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / 2021 / 04 / 30 / Distribuição de cestas básicas precisa de gerenciamento integrado

Distribuição de cestas básicas precisa de gerenciamento integrado

por Imprensa — publicado 30/04/2021 15h25, última modificação 30/04/2021 16h58
Iniciativa visa melhorar o sistema de distribuição das cestas básicas ampliando o número de famílias atendidas
Distribuição de cestas básicas precisa de gerenciamento integrado

Campanha deve ser permanente

A Campanha Vacinação Solidária é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, que foi desenvolvida com o apoio da Câmara de Vereadores, e tem como objetivo estimular quem pode a levar um quilo de alimento não perecível quando for de vacinar. Por isso a Secretária de Assistência Social, Lucilene Diório e Rosângela Lemes, da diretoria de assistência social básica, participaram da sessão da Câmara da última segunda-feira, apresentando os primeiros resultados.

Aproveitando a presença da Secretária, o vereador Jota Mattos pediu que a secretaria estude um sistema de informação integrado com as entidades e grupos de voluntariado para gerenciar a distribuição de cestas básicas. “O que vemos hoje é pessoas recebendo cestas básicas da prefeitura e das entidades, acumulando alimentos, enquanto outras acabam ficando sem nada”, disse.

Segundo ele, Londrina tem um sistema que pode servir de modelo. Lá, conta, as entidades tem acesso a uma lista comum de distribuição das cestas básicas, o que reduz a entrega em duplicidade.

O vereador Edilso (Pires Ribeiro) do Posto Trevo, demonstrou preocupação com o problema, relatando que também já presenciou situações em que famílias acumulavam várias cestas básicas para depois vender. “A gente entende que estas pessoas estão passando necessidade. Mas precisamos garantir que todos que precisam recebam pelo menos uma cesta básica. Não dá para aceitar que as doações virem produto de comércio”.

A Secretária Lucilene informou que a secretaria já está trabalhando no desenvolvimento de estratégias para garantir que as famílias em situação vulnerável sejam atendidas. “O Programa Cambé que Acolhe nasceu para isto. Vamos trabalhar para que ele fique cada vez melhor”, afirmou.

Campanha Vacinação Solidária  já arrecadou

mais de uma tonelada de alimentos

Até ontem (29),  a campanha tinha arrecadado mais de uma tonelada de alimentos, e isso porque acabamos de lançar a campanha.  Vimos as pessoas felizes em poder doar e saber que poderiam ajudar quem precisa”, comemorou Lucilene Diório. Ela acredita que o volume de doações irá crescer a medida que as pessoas ficarem sabendo da iniciativa.

A Secretária explicou aos vereadores que o papel da Assistência Social nesta campanha será o de “elo de ligação” entre quem quer doar e os grupos de voluntariado cadastrados. A primeira arrecadação será entregue aos Vicentinos do Jardim Santo Amaro. A proposta é ajudar a fazer com que as cestas básicas cheguem até as famílias e pessoas que não estão sendo assistidas pelos órgãos oficiais, chamadas “invisíveis”.

Os grupos de voluntariado agem nas comunidades e tem mais acesso a estas famílias que, por vergonha ou outros motivos, acabam ficando fora do radar oficial. O vereador Tokinho (Leonildo Ap. Julião) é o autor do requerimento que defendeu a implantação desta campanha.