Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Atendendo pedido da Câmara, site da Prefeitura passa a divulgar vagas nas creches do Município

por edinelsonalves — publicado 28/06/2019 15h03, última modificação 28/06/2019 15h03

Nas últimas sessões da Câmara, o Vereador Fábio Fernandes Pio tem cobrado com insistência a divulgação das vagas das creches (CMEIS) do Município no site da Prefeitura. No requerimento de 3 de junho (antes já feito pedido verbal),  ele solicitou que fosse criado no site da Prefeitura onde pudesse ser consultado a lista de espera de vagas para as creches, constando etapa de ensino, nome da criança, data de nascimento, nome da mãe, número da inscrição, data e hora, período, unidade escolar e sua classificação. “Isso precisa ser feito por uma questão de transparência, e também para que todos os pais e pessoas interessadas possam acompanhar de perto como está ocorrendo esse processo”, argumentou Pio.

Mas a cobrança por mais transparência na divulgação das vagas das creches do Município de Cambé já é uma reivindicação antiga. Em 24 de abril de 2017 (por meio de requerimento) e depois em 27 de novembro de 2017 (por meio de indicação), o Vereador José Luis Dalto pediu que fosse feito o recadastramento e a criação de Cadastro Centralizado pela Secretaria de Educação de todas as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. E a partir daí que fosse divulgado no site da Prefeitura, em murais públicos das Escolas, creches e jornal oficial do Município a fila de espera, por faixa etária, e instituição Municipal de Ensino.

Em Cambé, como em outros municípios com população na faixa dos 100 mil habitantes, a falta de vagas é um problema crônico. Infelizmente esse é um déficit social antigo. Os números de Cambé são os seguintes: atualmente são atendidas 3.394 crianças nas 26 creches (CMEIS) do Município e no Lar Infantil Marília Barbosa (instituição filantrópica). Mas outras 1.257 crianças aguardam na fila de espera.