Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Audiência da Saúde apresenta relatório do 2º quadrimestre de 2023

Audiência da Saúde apresenta relatório do 2º quadrimestre de 2023

por Elisandra publicado 29/09/2023 16h45, última modificação 29/09/2023 16h42
A Câmara Municipal de Cambé recebeu na tarde de sexta-feira (30/09), a audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde para apresentação do relatório detalhado do 2º quadrimestre de 2023.
Os representantes da Secretaria mostraram detalhes de orçamento e despesas e o montante e a fonte de recursos aplicados no período. O evento contou com a presença dos vereadores Jota Mattos e Odair Paviani.
A secretária de Saúde, Adriane Bertan, lembrou que a apresentação dos números serve para demonstrar o trabalho feito pela Secretaria.
Os vereadores aproveitaram para questionar a Secretária também sobre o combate à dengue, e o atendimento nos postos de saúde. Entre os assuntos debatidos, os vereadores também cobraram a atual situação do pagamento do piso nacional da enfermagem.
Por falar desse assunto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, deu início ao pagamento do piso nacional da enfermagem, após a publicação, na segunda-feira (25/09), da Resolução Sesa Nº1332/2023, que estabelece as diretrizes para essa destinação dos recursos.
Para executar o pagamento, o Estado recebeu um repasse de R$ 49.580.763 do Ministério da Saúde (Portaria Nº 1.135/2023). Ao todo, 13.722 trabalhadores serão beneficiados entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e parteiras. “Este é um passo significativo em direção ao reconhecimento e valorização dos profissionais de enfermagem que desempenham um papel crucial na promoção da saúde pública”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. O cálculo para determinar o valor da assistência financeira complementar será de competência da União. A Secretaria da Saúde, por sua vez, será responsável por fazer a transferência dos valores e estabelecer os prazos dos repasses a cada profissional beneficiado.