Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Mutirão emite carteira de autismo no Paraná

Mutirão emite carteira de autismo no Paraná

por Elisandra publicado 04/04/2024 09h40, última modificação 04/04/2024 09h40
Um dos assuntos discutidos durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cambé, realizada na segunda-feira (01/03), foi a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) na cidade.
Durante o mês de abril será realizado um mutirão para emissão da carteira, em ação gratuita. A procura pela Ciptea tem aumentado ano a ano no Paraná e, de acordo com informações divulgadas pelo Governo, de 2022 para 2023, o crescimento foi de 214%, de 3.868 para 12.175. Atualmente, 18.418 pessoas já possuem o documento no estado. Durante o mutirão, as ações ocorrerão de forma regionalizada nos escritórios do CRAS, em aproximadamente 200 municípios. A expectativa é de que mais de duas mil carteirinhas sejam emitidas.
Na sessão de segunda-feira, os vereadores se posicionaram a respeito dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. O presidente da Câmara, vereador Tokinho, lembrou que a lei que dá direitos aos autistas existe e seu cumprimento deve ser exigido. “A Lei já existe e concede a carteira que dá atendimento prioritário, inclusive com estacionamento para acompanhante. Vamos cobrar o Executivo para que seja cumprida a lei. Cambé tem muito que avançar nessa área”.
O vereador Galego reiterou que a inclusão social em Cambé ainda deixa a desejar. “Estamos apoiando a causa e buscando soluções”. O vereador Dr. Fernado Lima também enfatizou que é necessário “construir uma cidade mais inclusiva, que respeite mais as diferenças, para que todos tenham os mesmos direitos”.
Regulamentada por lei federal Lei 12.764 de 2012, a Ciptea é gratuita e traz ainda dados e informações tanto da pessoa com o espectro autista como de seus responsáveis. Todos os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a Carteira no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimi-la.
Na matéria na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/cmcambe) temos a lista de documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista.
Veja os documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:
RG, CPF do autista;
RG, CPF do responsável;
Fotografia do autista digitalizada, e deve ser o mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão;
Laudo Médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável;
Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado.
-Símbolo do autismo no RG
Através do site da Polícia Civil do Paraná também é possível solicitar gratuitamente a inclusão do símbolo de representação da comunidade autista na carteira de identidade (RG).