Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Projeto do Vereador José Guilherme autoriza Prefeitura a fornecer merenda aos alunos durante o recesso escolar

por edinelsonalves — publicado 12/02/2020 16h44, última modificação 12/02/2020 16h44

O Vereador José Guilherme Trombetti Manoel protocolou na segunda-feira (10), projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Cambé a fornecer alimentação de qualidade aos alunos da rede pública de ensino durante o período de férias ou no decorrer do recesso escolar. “Para muitas crianças no Brasil, é no período de férias ou no recesso escolar, quando deixam de ter acesso diário à merenda que a fome, uma ameaça ao longo de todo ano, torna-se uma necessidade a ser enfrentada com a sensibilidade do Poder Público”, explicou.

Para Zé Guilherme, “ainda que alguns caracterizem como suplementar a alimentação escolar, é preciso considerar que as dificuldades financeiras enfrentadas por muitas famílias das crianças que estão no ensino público impossibilitam a oferta de uma alimentação adequada durante as férias ou no recesso escolar”, exemplificou.
Ele cita a professora e coordenadora do Observatório de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, Elisabetta Recine, a qual faz a seguinte observação: ”Testemunhos de pessoas em áreas de vulnerabilidade social realmente indicam que a merenda escolar acaba sendo a garantia de consumo mínimo de alimentos”.
Exemplo maior desta experiência ocorre no município de Ibaté (SP), onde o então prefeito José Luiz Parrela criou, em 2008, o programa “Merenda nas Férias”. Atualmente são beneficiadas 1.700 crianças, de 4 a 11 anos, de três escolas municipais. “Notamos que após as férias, muitos dos nossos alunos, voltavam mais magros e quase desnutridos. Criamos esse programa para garantir uma alimentação saudável para essas crianças”, explicou Parrela.