Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereador Dalto elogia lançamento do Plano Municipal de Arborização

Vereador Dalto elogia lançamento do Plano Municipal de Arborização

por edinelsonalves — publicado 15/07/2019 17h35, última modificação 15/07/2019 19h52

Acontecerá nesta terça-feira pela manhã, às 9 horas, na sala de reunião da Prefeitura de Cambé, a “Apresentação do Plano Municipal de Arborização”. O Vereador José Luis Dalto elogia essa iniciativa liderada pelo Prefeito José do Carmo Garcia e pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Roberto de Matos Amaral, e lembra que, desde o início de 2017 tem reivindicado a criação de um “Projeto de Arborização no Município”. E acrescenta: “Por diversas vezes conversei com o Prefeito sobre a necessidade de melhorar e modernizar a arborização de nossa cidade”, destacou. 
O Vereador Dalto ressalta que, o cuidado com a adequada arborização faz parte de um bom planejamento urbano e cumpre funções importantes ao garantir sombra, melhoria da qualidade do ar, reduzir o impacto das chuvas, atrair várias espécies de aves, diminuir a poluição sonora e contribuir para o balanço hídrico. Por outro lado – acrescenta -, “a falta de um plano de arborização adequado causa inúmeros problemas na área urbana, desde danos provocados por raízes em redes de água, asfalto e calçadas, podendo afetar a iluminação pública com as copas de árvores inapropriadas”. 
O que pouca gente sabe é que, em 15 de dezembro de 1989, foi sancionada em Cambé a Lei nº 693/1989 que criou o Código de Arborização do Município de Cambé, o qual dispunha sobre aspectos gerais do meio ambiente, arborização pública, cortes e podas, proteção do solo, normas para arborização, prevendo inclusive uma série de infrações e penalidades. “Mas os tempos são outros, e tudo o que se espera é que um novo Plano Municipal de Arborização venha recuperar, melhorar e modernizar a arborização de Cambé”, finaliza o Vereador Dalto.