Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereador Zé Guilherme quer garantir a instalação de aparelho eliminador de ar dos tubos da Sanepar

por edinelsonalves — publicado 18/07/2019 11h10, última modificação 18/07/2019 11h10

Além de protocolar Projeto de Lei na Câmara cujo objetivo é o de impedir que a Sanepar (concessionária do serviço de água e esgoto) continue cobrando a taxa mínima de consumo de água ou de tratamento de esgoto no município de Cambé, o Vereador José Guilherme Trombetti Manoel quer garantir o direito de instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações da Sanepar. Para isso, Zé Guilherme protocolou na Câmara o Projeto de Lei 30/2019. É importante lembrar que, recentemente, a Câmara realizou uma Audiência Publica especificamente para discutir e avaliar o serviço oferecido pela Sanepar. Foram muitas reclamações dos Vereadores e também dos representantes da comunidade.

Conforme a justificativa dessa nova lei, “o objetivo é o de garantir ao consumidor o direito de instalar equipamento eliminador de ar no sistema de abastecimento de água em seu imóvel. É recorrente as tubulações das redes de abastecimento de água, quando desligadas por motivos operacionais ou decorrente de crise hídrica, necessitar de total ou parcial esgotamento da tubulação. Desse modo, quando a rede é novamente operacionalizada por questões técnicas, é necessário a presença de pressão proveniente do ar comprimido para que a água consiga adentrar ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores”.

Para Zé Guilherme, a instalação dos redutores de ar é necessária para impedir que o consumir continue a pagar pelo ar que passa pelo cano. Ele explica que, conforme estudos, o ar é pago como água e pode significar cerca de 40% a mais da contagem dos metros cúbicos, consequentemente elevando o valor da conta. “Em algumas regiões esse cálculo pode gerar prejuízo aos consumidores de até 80%, o que é um absurdo, e esse sistema precisa ser repensado para impedir que esse abuso continue ocorrendo”, defende o Vereador.

Um outro detalhe importante nesta discussão: Zé Guilherme cita o exemplo de um aparelho que é fabricado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), o qual pode garantir economia de até 35% no consumo de água. Esse percentual de economia no consumo pode variar de uma região para outra conforme a frequência de interrupções no fornecimento de água, algo muito comum no Paraná.

Fonte - Assessoria de Imprensa da Câmara de Cambé