Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereadores ouvem reivindicações de pais de alunos sobre segurança nas escolas

Vereadores ouvem reivindicações de pais de alunos sobre segurança nas escolas

por Aurélio Cardoso publicado 23/06/2023 17h33, última modificação 23/06/2023 17h33

A Câmara de Vereadores de Cambé recebeu na tarde desta sexta-feira (23/06), uma comissão que representa os pais e responsáveis dos alunos das Escolas Municipais e Estaduais do Município. Na pauta, sugestões de soluções para evitar o que aconteceu na segunda-feira (19), no Colégio Estadual Helena Kolody, quando dois alunos acabaram baleados – e mortos. A tragédia que comoveu a todos, não só de Cambé, serviu de alerta para que providências sejam tomadas em relação às escolas, professores, alunos e também os pais.

“Viemos ouvir os vereadores e também solicitar providências. Criamos um grupo de WhatsApp que já tem 800 pais e estamos discutindo o tempo todo como fazer para que nossos filhos estejam bem em sala de aula”, disse Caroline Pereira Rangel, que junto com Rosana Campos e Ingrid Neres Mariozi, representam os pais e irão repassar os assuntos discutidos durante a reunião na Câmara.

O vereador Odair Paviani, em nome dos demais agradeceu a presença de todos, lamentou as circunstâncias em que a reunião foi realizada e fez uma breve exposição acerca da competência municipal e estadual do tema a ser tratado. Ele também colocou algumas medidas que estão sendo realizadas pelo Poder Público, a exemplo do levantamento estrutural das Escolas e CMEI’s para a elevação dos muros e troca de cercas; publicação do Decreto que regulamenta o acesso às unidades escolares do Município; licitação para compra de câmeras de monitoramento, dentre outros.

A Câmara de Vereadores de Cambé será palco, no dia 12 de junho, de uma Audiência Pública sobre o tema. Os demais vereadores presentes também fizeram suas colocações acerca do tema, ocorrendo um debate a respeito da utilização de câmeras de monitoramento, implantação de detectores de metais nas escolas e o uso de segurança armada nas entradas das escolas e CMEI’s.

Em seguida, a Comissão que representa os pais e responsáveis dos alunos da rede pública de ensino passou a pontuar alguns fatos acerca do ocorrido no Helena Kolody.

E foram realizadas as seguintes deliberações: 1 – Implantação da Guarda Municipal em nosso Município, com busca de recursos para que a guarda atue junto à segurança das escolas; 2 – Possibilidade de extensão do contrato das terceirizadas de vigilantes noturnos, para que façam a vigilância diurna das Escolas e CMEI’s do Município; 3 – Solicitação de documentos somente de forma online; 4 – Elaboração de um Planejamento junto com o Conselho do FUNDEB, para a utilização das sobras do FUNDEB em medidas efetivas para a segurança das Escolas e CMEI’s; 5 – Solicitação de antecipação do recesso escolar; 6 – Realização de reunião nas escolas com os pais de alunos para repassar as medidas que estão sendo adotadas pelas escolas; 7 – Efetivação de atendimento psicológico para alunos, funcionários e pais e responsáveis de alunos nas escolas e CMEI’s.