Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereadores visitam obras da PR 445 e duplicação do Sistema Tibagi

Vereadores visitam obras da PR 445 e duplicação do Sistema Tibagi

por elis — última modificação 13/04/2016 12h09

O evento foi organizado pelo coordenador da região metropolitana de Londrina, Victor Hugo Bocelli Dantas.

Na PR 445 os vereadores foram recebidos pelos engenheiros Guilherme Mamprim (da Empresa Concessionária de Rodovias do Norte – ECONORTE) e Marcelo Shiguero Mishiyama, (do Departamento de Estradas e Rodagens – DER). Na oportunidade eles acompanharam o andamento das obras desde o trevo da BR 369 até a empresa Sandoz.

Já na Sanepar o gerente geral da empresa, Carlos Roberto Pinto, mostrou aos vereadores as obras de duplicação do Sistema Tibagi, que garantirá o abastecimento para Londrina e Cambé para os próximos 20 anos. A duplicação é a maior obra de saneamento em execução no Paraná, com recursos que ultrapassam os R$ 84 milhões.

DUPLICAÇÃO – A obra de duplicação do Sistema Tibagi foi dividida em várias etapas e contratos. A primeira etapa foi iniciada no final de 2011, com a construção de dois módulos de tratamento, do canal de entrada da água e dos tanques para produtos químicos, onde foram utilizados 3.375 metros cúbicos de concreto e 285 toneladas de aço. A segunda etapa segue com a ampliação de três estações elevatórias e a implantação da nova adutora, com 22 quilômetros de tubulação de ferro, com diâmetro variando entre 700 e 900 milímetros (mm). As obras estão na Avenida Marcílio Dias e na Rua Almirante Barroso, próximo da prefeitura de Londrina.

A capacidade instalada de 1.200 litros de água por segundo (l/s) passará a 2.400 l/s. Já em 2014, a Estação de Tratamento de Água irá tratar 1.800 l/s, mantendo o atendimento de 100% da população urbana das duas cidades. A expectativa é que duas novas bombas sejam instaladas para a produção de 2.400 l/s, em 2018. Até agora, as obras geraram mais de 5 mil empregos, entre diretos e indiretos.

foto visita 1c

foto visita 2c