Vereadores aprovam a criação do Dia do Antigomobilismo em Cambé
Antigomobilismo é um movimento que busca a restauração, conservação e exibição de automóveis clássicos antigos. Autoria: Pedro Marconi
Comemoração deve fortalecer a cultura, história e economia local com exposição de carros antigos
O cuidado e a paixão pelos veículos antigos agora têm data em Cambé. Todo o segundo domingo de novembro será celebrado o Dia do Antigomobilismo, data que será incluída no calendário oficial de comemorações da cidade após aprovação, em primeira discussão na sessão da última segunda-feira (6), do projeto de lei 57/2025, de autoria da vereadora Ellen Affonso (União).
“Oficializando no nosso município, essa data ganha mais força. Há 13 anos temos um evento em Cambé que reúne pessoas de toda a região, fortalecendo o comércio local, além de ser um momento de confraternização”, ressaltou a parlamentar. Na semana passada foi realizada uma audiência pública com a presença de mais de 50 pessoas para debater a proposta.
O antigomobilismo é um movimento que busca a restauração, conservação e exibição de automóveis clássicos antigos, com a intenção de manter viva a história. Além disso, carrega um valor cultural, sentimental e histórico. “Tenho certeza de que essa data vai agregar à cidade”, avaliou o vereador André do Carmo (PL). “O encontro realizado na cidade é na rodoviária e se tornou tradição. O alimento que é arrecadado no evento é doado para o lar da irmã Jardine, que ajuda inúmeras pessoas”, frisou o vereador Ademilson.
CENTRO COMUNITÁRIO
Também na sessão de segunda foi aprovado em primeira votação o projeto de lei 59/2025, assinado pelo Executivo, que denomina o centro comunitário do jardim Silvino II de “Sr. Ranulfo”, em homenagem a Arnolfo Ribeiro Célis, que morreu em 2012. Ele era reconhecido pela trajetória de contribuição à comunidade. “Indiquei essa homenagem ao Executivo não só pela história que ele teve, mas pela consideração que a família tem pelo centro comunitário do jardim Silvino e o campo de futebol”, afirmou o vereador Gallego (União).
Os dois textos voltam à pauta na próxima sessão ordinária, programada para segunda-feira (13).