Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Câmara participa de encontro sobre segurança Rural

Câmara participa de encontro sobre segurança Rural

por celia — publicado 24/06/2022 16h50, última modificação 24/06/2022 16h50
Comissão de Participação Popular e Segurança da Câmara tem atuado em parceria com o executivo
Câmara participa de encontro sobre segurança Rural

Sucesso do programa chamou a atenção do Estado que está estudando implanta-lo em outros municípios

O encontro com produtores rurais aconteceu na última terça feira (21) e teve o objetivo de avaliar junto com os moradores da zona rural de Cambé a segurança nestas áreas. No início desta gestão foi instalado um sistema de dados que reúne informações das propriedades agrícolas e georreferenciamento, visando facilitar e agilizar as ações da polícia militar no meio rural. A iniciativa resultou na queda drástica do número de roubos e furtos nas áreas rurais e o índice de segurança nos locais indicados melhorou, segundo o capitão Marcelo Israel da Costa Vieira, comandante da 11° Companhia Independente.

A Comissão de Participação Popular e Segurança (CPPTL) da Câmara tem um papel importante neste processo. Convidado a participar do encontro, o presidente da Comissão, o vereador Jota Mattos, lembrou que, desde o início desta gestão, a Câmara vem atuando em parceria com a prefeitura para trazer mais segurança para todo o município. Jota Mattos deu como exemplo o trabalho dos vereadores que, junto com o Executivo e lideranças políticas da região, conseguiu concretizar a criação da 11 ª CIA Independente de Cambé.

Hoje a companhia que tem 70 policiais deverá receber em torno de 60 novos policiais, quase dobrando seu efetivo.  Conta ainda com duas caminhonetes para realizar os trabalhos de fiscalização, com previsão de chegada de mais uma. “O Programa Segurança Rural foi tão bem aceito, que a ideia está sendo levada para outras partes do estado. Nossa missão é ajudar a polícia a combater o crime e estamos conseguindo “, destacou o prefeito Conrado Scheller.

Incentivados com os bons resultados do Sistema, os moradores das áreas rurais estão utilizando um grupo do WhatsApp, criado especialmente para que denúncias do tipo sejam realizadas.

O Sistema:

Os produtores rurais e moradores das áreas devem se cadastrar para participar do serviço de segurança. No cadastramento é preenchida uma ficha com informações dos proprietários e moradores das áreas rurais, telefones para contato, localização da propriedade (longitude e latitude), veículos e maquinários presentes no local.

Em caso de roubo ou furto, a pessoa deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190 e fornecer informações de cadastro e a partir delas a polícia consegue a localização e dados de itens.

As fichas cadastrais podem ser encontradas em cooperativas onde os produtores estão associados (as cooperativas ajudam também na identificação da longitude e latitude das propriedades), são oferecidas pela PM, na prefeitura de forma presencial e são mandadas no grupo de segurança do WhatsApp.

Texto: Dir. de Comunicação e Informação da CM Cambé com informações da Comunicação da PM de Cambé
Fotos: Assessoria do vereador Jota Mattos