Câmara realiza Audiência Pública para debater saúde

por elis — última modificação 13/04/2016 11h54

A audiência pública da saúde realizada na noite de quarta-feira na Câmara Municipal de Cambé, convocada por iniciativa do vereador Cecílio Araújo, colocou parte da população e o poder público frente a frente após semanas de polêmica, principalmente através das redes sociais. O prefeito João Pavinato atendeu a convocação e integrou a mesa de trabalho, ao lado da promotora Adriana Lino; da secretária municipal de Saúde, Alessandra Garcia Gonzáles Vaz; do presidente da Câmara, Elizeu Vidotti; do vereador Cecílio Araújo, e de representantes da equipe interventora da Santa Casa e do Conselho Municipal de Saúde.

Junto aos moradores, elevado número de funcionários do setor de saúde do município e de outros órgãos da administração ocuparam o recinto. Após o pronunciamento dos integrantes da mesa e a apresentação em tela da estrutura organizacional e dos projetos da Secretaria da Saúde, os moradores inscritos puderam se manifestar.

Em boa parte dos pronunciamentos dos representantes da população, o tom usado foi de revolta. Alguns dos inscritos não se contiveram e usaram termos agressivos. Além do descontentamento gerado pela retirada da pediatria da Unidade de Saúde 24 Horas da região do Castelo Branco após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas na região do Tupi, o atendimento nas demais unidades básicas também foi criticado.

Tanto o prefeito quanto a secretária Alessandra Garcia Vaz responderam reconhecer que a saúde pública precisa de acertos urgentes e que a situação que envolve a Unidade 24 Horas do Castelo Branco e a UPA 24 Horas do Tupi passa por um período de monitoramento. Esse diagnóstico permitirá, conforme garantiu a secretária, as adequações necessárias, de acordo com as necessidades da população, nas duas estruturas.

Um dos resultados já obtidos no monitoramento é de que há pessoas que moram nas proximidades da UPA e, por costume, ainda recorrem à Unidade 24 Horas para serem atendidas.

Quanto ao atendimento de emergência na pediatria, a secretária anunciou que a partir da próxima semana o serviço voltará a ser disponibilizado na Unidade 24 Horas do Castelo Branco duas vezes por semana, nas quartas e nas sextas-feiras, sem reduzir a pediatria da UPA. Segundo ela, a intenção é de ampliar, de acordo com a disponibilidade de profissionais no poder público, a pediatria naquela unidade.