Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Câmara recebe exposição de desenhos de Lucas Trugilio

Câmara recebe exposição de desenhos de Lucas Trugilio

por Elisandra publicado 18/09/2023 11h11, última modificação 18/09/2023 11h11
A Câmara de Vereadores de Cambé está recebendo a exposição de desenhos e gravuras do artista cambeense Lucas de Souza Trugilio. A iniciativa da exposição é uma parceria do vereador Dr. Fernando Lima com o Espaço Multidisciplinar Artístico Campos dos Girassóis.
A exposição foi inaugurada na noite de sexta-feira (15/09), no Plenário da Câmara e até o dia 22 de setembro as obras ficam expostas no hall de entrada, contendo desenhos de carros produzidos por Lucas.
O jovem artista foi diagnosticado aos 6 anos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e aos 14, com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante a abertura da exposição, a secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, lembrou a importância da educação sem fronteiras. “O Lucas é mais um exemplo de que o aluno, independente de sua condição, pode ser muito criativo, dentro e fora da sala de aula. O importante é o apoio educacional que ele recebe”.
O vereador Fernando Lima enalteceu Lucas e sua criatividade. “Realmente é uma alegria abrir a Câmara para receber uma pessoa tão especial e talentosa como o Lucas. Aqui também é um lugar de homenagear nossos talentos”.
Até seus 11 anos, Lucas não desenhava e nem gostava de pintar. Sua dificuldade com a coordenação motora fina colocava barreiras inclusive para escovar os dentes, fazer recortes, amarrar cadarço, escrever à caneta. A mãe relata que Lucas começou a desenhar de repente, entre os 12 e 13 anos, primeiro com desenhos de animais, demonstrando riqueza de detalhes, como sombras e profundidade. As pinturas foram melhorando e, em pouco tempo, começou a se interessar por desenhar carros, pois desenvolveu também um gosto por carros antigos.
Hoje, aos 17 anos, além da paixão por carros antigos, Lucas está terminando o 3° ano do Ensino Médio e fazendo cursinho pré-vestibular na Universidade Estadual de Londrina, onde pretende estudar medicina. Quando o perguntam se, gostando de carros e de desenhos, pretende seguir nessa área, ele responde: "Não, eu vou ser um médico, que também gosta de carros".