Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Causa animal pede mais apoio durante sessão na Câmara

Causa animal pede mais apoio durante sessão na Câmara

por Elisandra publicado 12/12/2023 16h20, última modificação 12/12/2023 16h20
Além da discussão de assuntos de interesse da comunidade em geral, a 39ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cambé, realizada na noite de segunda-feira (11/12), foi marcada pelo uso da Tribuna Livre por membros da comunidade, solicitando apoio dos vereadores para contribuir e solucionar problemas.
O primeiro assunto, com participação de Gabriella Serrato de Souza, voluntária da ONG 4 Patas, foi a conscientização da causa animal. Ela enfatizou que a comunidade precisa cuidar melhor de seus animais de estimação. “É raro uma pessoa parar poucos minutos por dia para ajudar algum animal de rua e estou falando apenas em oferecer água e um pouco de comida. Muitas vezes, as ONGs não têm como se locomover quando solicitada a ajuda. Não precisamos apenas de investimento e leis, mesmo sendo primordial, mas o importante seria a conscientização. Se tem um animal de estimação, cuide bem dele”.
Em seguida, usou a Tribuna, Dolores do Carmo Ossetti, presidente da ONG 4 Patas, para falar sobre castração. “No Brasil, 34 milhões têm um animalzinho de estimação em casa, seja cachorro, gato ou outro. A castração é essencial para evitar excesso de animais para doação, e também evitar maus tratos e doenças, e o animalzinho também ganha mais tempo de vida”.
Já Marcelo Wagner Alves usou a Tribuna para reclamar do excesso de fios caídos pelas ruas de Cambé, principalmente de empresas de telefonia e TV a cabo. “Está se tornando um perigo constante, principalmente para ciclistas e motoqueiros. Eu mesmo vivo enrolando fios e seria importante ter uma regulamentação para que as empresas evitassem o problema e recolhessem esse excesso de fios”, argumentou o morador do Jardim Paraná.
O presidente da Câmara, vereador Tokinho lembrou que o caso dos fios já tem uma lei que vai controlar o problema. “Como a Copel cede os postes para as empresas usarem, ela está começando a limpar estes excessos e em janeiro, teremos uma lei atuante, responsabilizando as empresas pelos fios. A solução começa a tomar forma”.
Os vereadores agradeceram a presença dos representantes da causa animal e se prontificaram a ajudar – ainda mais – a fortalecer o movimento. E também se prontificaram a ajudar Marcelo a resolver o problema do excesso de fios caídos pelas ruas, principalmente de empresas de telefonia e TV a cabo.